Com temperaturas de até 36°C, Vale e região devem enfrentar onda de calor nesta semana


Temperaturas vão começar a aumentar consideravelmente a partir de quarta-feira (13). Motivo é a atuação de um sistema de alta pressão sobre a região do Vale do Paraíba. Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Com a previsão de temperaturas máximas que chegam aos 36°C, a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte deve enfrentar uma nova onda de calor nesta semana.
As temperaturas devem ficar perto dos 30°C nesta segunda-feira (11), mas o calorão deve aumentar consideravelmente a partir de quarta-feira (13).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A previsão é que o calor se mantenha até o fim de semana. Em São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, São Sebastião e Ilhabela, por exemplo, as máximas chegam a 36°C na sexta-feira (15).
O motivo para a nova onda de calor – condição que se repetiu com frequência no ano passado – é a atuação de um sistema de alta pressão sobre a região do Vale do Paraíba.
Terceira onda de calor de 2024 no Brasil.
Climatempo/Reprodução
Esse sistema, que se formou no Centro-sul do Brasil, mas atinge toda a região Sudeste do país, inibe a formação de nuvens carregadas, o que diminui a possibilidade de chuvas fortes, como as que aconteceram em Ubatuba na última semana.
“A gente tem um sistema bem característico que causou ondas de calor ao longo do ano passado e que está causando também ao longo desse ano. É uma alta pressão que se estabelece e o inibe a formação chuvas mais fortes e consequentemente eleva as temperaturas”, explica o meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
De acordo com ele, a tendência é que as temperaturas fiquem entre 3°C e 5°C acima da média histórica para esse período, considerado a reta final do verão.
“Devemos ter temperaturas com características de onda de calor, entre 3°C e 5°C. As temperaturas devem deixar os dias bem desconfortáveis na região ao longo da semana”, pontua.
Sol e calor
Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.