Preço dos produtos de Páscoa tem pequena alta na região do Vale do Paraíba em 2024, aponta Nupes


Maioria dos produtos mais consumidos nesta época do ano tiveram aumento próximo do IPCA, com exceção ao filé de peixe, que teve alta de 15% em relação à Páscoa do ano passado. Imagem de arquivo – ovos de páscoa expostos em supermercado
ANDRé PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O preço dos principais produtos relacionados à Páscoa teve um pequeno aumento no Vale do Paraíba neste ano, de acordo com pesquisa divulgada pelo Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes), da Universidade de Taubaté, nesta terça-feira (12).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o Nupes, a pesquisa teve como objetivo identificar a variação do valor dos itens mais típicos da Semana Santa e da Páscoa neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento levou em consideração quatro produtos – bacalhau Porto, filé de peixe, ovo de Páscoa (sem brinquedo) e caixa de bombom -, em quatro cidades da região – Caçapava, Taubaté, Campos do Jordão e São José dos Campos.
A pesquisa, feita entre os dias 1° e 10 de março em 16 supermercados, apontou um pequeno aumento nos preços. Apesar disso, a alta está perto do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país.
De acordo com o Nupes, foi levado em consideração o IPCA acumulado em 12 meses: 4,50%. Confira a tabela abaixo:
Preço médio dos produtos de Páscoa na região em 2023 e 2024, e a variação do preço
A alta mais expressiva fica por conta do filé de peixe, que teve uma variação de 15% em 2024. Em seguida, vem o ovo de páscoa, que teve uma alta de 5,34%. A caixa de bombom teve leve alta, enquanto o reajuste no preço do bacalhau ficou abaixo da inflação.
Filé de peixe
Abinoan Santiago/G1
Aumento de casa produto por cidade
A pesquisa detalhou também o preço médio de cada produto encontrado em cada cidade.
Confira o quatro abaixo:
Preço médio dos produtos de Páscoa na região em 2024
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.