Beyoncé, Madonna, Lana Del Rey e The Weeknd também estão na lista de artistas com projetos para este ano; veja detalhes e datas de lançamento. As novidades da música que vão rolar em 2025
Depois de um ano em que os álbuns completos voltaram a brilhar no pop, 2025 promete mais novidades da música. Lady Gaga, Djavan e o eterno beatle Ringo Starr são só alguns dos nomes com novos trabalhos neste ano. Veja, abaixo, os principais lançamentos musicais previstos para 2025.
Nesta semana, o g1 publica uma série especial de reportagens para mostrar o que vem por aí na cultura pop em 2025: os álbuns, shows e filmes que rolarão neste ano.
Ringo Starr
Ringo Starr lança o álbum ‘Look Up’
Dan Winters
Lançamento: 10 de janeiro
Aos 84 anos, o beatle Ringo Starr já começou o ano lançando “Look Up”. O disco é uma empreitada pelo country e o blues, gêneros que ele já explorou, tanto na banda quanto ao longo da carreira solo. Em entrevista ao g1, o músico explicou a escolha:
“As coisas se apresentam e eu só escolho em qual eu quero entrar. Muitas coisas na minha vida são assim: não são um grande plano, elas simplesmente se desenrolam. E estou disposto a me desenrolar com elas.”
Beyoncé
Capa divulgada pela Parkwood/Columbia/Sony de ‘Act ii: Cowboy Carter’, de Beyoncé
Parkwood/Columbia/Sony via AP
Lançamento: sem previsão
A estrela pop Beyoncé também lançou um projeto de country em 2024. Embora nada tenha divulgado ainda, a expectativa é de que ela retorne em 2025 reinventando um outro estilo, no terceiro ato da trilogia iniciada com o álbum “Renaissance”, de 2022. Nele, a cantora foi á pista de dança para reivindicar a origem negra do house, estilo de música eletrônica nascido no início dos anos 1980, numa cena underground feita por e para pessoas negras e LGBT+ de Chicago (EUA).
Já no “Cowboy Carter”, do ano passado, ela desmente o mito do country como única música popular “branca” dos Estados Unidos. Ainda não se sabe qual será o próximo gênero trabalhado por Beyoncé — mas, seguindo o mesmo raciocínio dos atos anteriores, muita gente aposta no rock.
The Weeknd
The Weeknd durante show no Super Bowl, em Tampa, na Flórida
Getty Images via AFP
Lançamento: 24 de janeiro
Também no comecinho do ano, chega o novo álbum do canadense The Weeknd. Em maio de 2023, o cantor, cujo nome verdadeiro é Abel Makkonen Tesfaye, revelou planos de “matar” seu alter-ego no disco “Hurry Up Tomorrow”. Em uma entrevista à “W Magazine”, ele disse:
“Está chegando um lugar e uma hora em que estou me preparando para fechar o capítulo de Weeknd. Ainda farei música, talvez como Abel, talvez como The Weeknd. Mas eu ainda quero matar The Weeknd. E eu vou. Eventualmente. Estou definitivamente tentando mudar essa pele e renascer.”
O novo projeto do artista deve incluir “São Paulo”, parceria com a brasileira Anitta, lançada em outubro de 2024.
Lady Gaga
Lady Gaga em imagem promocional do single ‘Disease’
Divulgação
Lançamento: fevereiro
Lady Gaga vai lançar o sétimo álbum da carreira, ainda sem nome divulgado. Pelo que já foi mostrado — em outubro, a cantora lançou o single “Disease” –, o trabalho marcará o retorno de Gaga ao pop de suas origens, depois de anos de incursões pelo jazz, country e baladas românticas.
Em entrevistas, ela tem falado sobre um resgate da aura de Mother Monster — como Gaga era chamada nos tempos de seu famoso vestido de carne.
Madonna
Madonna durante megashow em Copacabana
Pablo PORCIUNCULA / AFP
Lançamento: sem previsão
Madonna revelou que tem trabalhado em novas músicas para 2025. “Trabalhar em novas músicas com Stuart Price. Esses últimos meses têm sido um remédio para minha alma”, escreveu no Instagram.
“Compor e fazer música é a única área em que não preciso pedir permissão a ninguém. Estou muito animada para compartilhar isso com vocês.”
O produtor Stuart Price é um colaborador de longa data da cantora, mais conhecido por trabalhar com ela em seu 10º álbum, “Confessions on a Dance Floor”, de 2005. Madonna não lança um álbum completo desde Madame X , de 2019.
Lana Del Rey
A cantora Lana del Rey
Divulgação
Lançamento: 21 de maio
O 10º álbum de Lana Del Rey também está a caminho. “The Right Person Will Stay” terá 13 faixas e é mais um projeto que deve ser inspirado pelo country. Em um evento da revista “Billboard”, ela falou sobre o conceito:
“Se você ainda não consegue perceber pelos vencedores de prêmios, o mercado musical está indo para o country… Estamos indo para o country. Está acontecendo.”
Nas músicas, a cantora tem trabalhado com o produtor de country Luke Laird, além dos já conhecidos parceiros Drew Erickson e Jack Antonoff.
Ana Castela
Ana Castela
Reprodução / Facebook Ana Castela
Lançamento: sem previsão
Sem dar detalhes, a cantora já revelou o plano de se aventurar fora do sertanejo em 2025, com um álbum de pop — um percurso semelhante ao traçado pela estrela americana Taylor Swift, que foi do country à música mais comercial.
A artista tem ainda outros dois projetos previstos para o ano: um audiovisual com animações infantis e mais um disco com modões, no estilo de seu álbum mais recente, “Herança boiadeira”, de 2024.
Marina Sena
Marina Sena canta para plateia do festival João Rock 2024 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Lançamento: sem previsão
Também confirmado para 2025 está o terceiro álbum de Marina Sena, nome consolidado no pop com os discos “De Primeira” (2021) e “Vício Inerente” (2023). A música “Numa Ilha”, primeira amostra do novo trabalho, saiu em dezembro de 2024.
No primeiro single, Marina trabalhou com os produtores Janluska e Gabriel Duarte Mendes, também parceiros da dupla Anavitória no álbum “Esquinas”, lançado em 2024.
BaianaSystem
BaianaSystem no primeiro dia do Festival Virada Salvador 2025
Joilson Cesar/Ag. Picnews
Lançamento: 16 de janeiro
Sucesso do carnaval, a banda BaianaSystem lançará “O Mundo Dá Voltas” a tempo para a festa de 2025. O disco celebra os 15 anos do grupo, completados em 2024, e terá participações de Gilberto Gil, Seu Jorge, Emicida, Pitty, Anitta, entre outros.
Djavan
O cantor Djavan
Reprodução / Facebook Djavan
Lançamento: sem previsão
Na MPB, Djavan programa a gravação e edição de um álbum autoral com músicas inéditas, ainda sem nome divulgado. O projeto sucede a coletânea “Origem”, de 2024, que tem 12 músicas gravadas pelo cantor no início dos anos 70, antes de lançar seu primeiro LP autoral “A voz, o violão e a música de Djavan” (1976).
O músico tambem se prepara para ver a vida contada em musical de teatro em 2025.