As mortes em decorrência das chuvas em Minas Gerais chegaram a 24, se levar em conta o período chuvoso atual. O número foi atualizado pela Defesa Civil estadual nesta segunda-feira (13). A previsão do tempo para as próximas 24 horas é de pancadas de chuva isoladas em diferentes regiões.
Somente neste domingo (12), 11 pessoas morreram durante temporais em Ipatinga e Santana do Paraíso, no Vale do Rio Doce. No dia 6 de janeiro, 11 óbitos tinham sido registrados ao longo do período — do fim de setembro de 2024 a este mês de janeiro.
Cidades em alerta de emergência
O estado de Minas Gerais está com 56 municípios em situação de emergência por causa das chuvas. As cidades de Conceição do Pará, na Região Centro-Oeste, Coronel Fabriciano, no Leste, Nepomuceno, no Sul, e Ipatinga, no Vale do Rio Doce, decretaram calamidade pública.
Ao todo, 1.497 pessoas já ficaram desalojadas, e outras 279, desabrigadas no estado. As mortes foram registradas em Ipatinga (10), Santana do Paraíso (1), Uberlândia (1), Ipanema (3), Maripá de Minas (1), Coronel Pacheco (1), Raul Soares (2), Nepomuceno (1), Capinópolis (1), Alterosa (1), Carangola (1) e Tombos (1).
Segundo a Defesa Civil, chuvas intensas atingiram Ipatinga na madrugada deste domingo (12), causando pelo menos nove mortes e deixando 40 pessoas desabrigadas.
De acordo com a Secretaria do Estado de Governo (Segov), 150 pessoas estão desabrigadas na cidade, que decretou calamidade pública por 180 dias. O temporal causou transbordamento de córregos, alagamentos e deslizamentos em diversos pontos do município.
Em Santana do Paraíso, o temporal causou interrupções temporárias de energia em alguns bairros e pontos de deslizamentos; uma pessoa morreu.
Nesta segunda-feira (13), o governador Romeu Zema (Novo) tem previsão de vistoriar os trabalhos de atendimento às famílias das vítimas, desabrigados e desalojados em decorrência das fortes chuvas na região.
Previsão do tempo
Para esta segunda, Minas Gerais tem previsão de céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões do Noroeste, Norte, Metropolitana, Jequitinhonha, Rio Doce, Mucuri, Central Mineira e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.
Nas outras regiões o céu ficará parcialmente nublado, também com possibilidade de chuva isolada. Em Belo Horizonte, o céu fica parcialmente nublado com chances de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.