Mais de 200 pessoas continuam desabrigadas em Peruíbe, SP, após temporal e alagamento


Defesa Civil estadual informou que as inundações recuaram 70%, mas a cidade ainda enfrenta desafios para reintegrar os afetados. Peruíbe, SP, é atingida por temporal e fica debaixo d’água
Divulgação/Defesa Civil do Estado de SP
Os moradores de Peruíbe, no litoral de São Paulo, que ficaram desabrigados devido a um temporal começaram a retornar para suas casas. A cidade foi fortemente afetada por alagamentos após registrar 263 milímetros de chuva entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9) em um período de 24 horas, superando a média histórica de 236 mm para o mês de janeiro.
A Defesa Civil do estado informou que, das 463 pessoas que precisaram deixar suas residências, 251 ainda permanecem desabrigadas. O órgão também destacou que a água que inundou as vias recuou aproximadamente 70%.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a prefeitura, um dos três abrigos montados para atender à alta demanda no município, o EMEF Fernando Nepomuceno Filho, foi desativado. Os espaços das escolas Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra e Maria Amélia ainda estão à disposição da população afetada.
A administração municipal informou que está realizando a entrega de kits de limpeza, higiene, alimentação e colchões para as pessoas afetadas ou que estão retornando para suas casas.
Para receber os itens, é necessário realizar o cadastro no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Caraguava ou Cras Vila Erminda, ou ainda entrar em contato pelos telefones 153 e 199. O atendimento estará disponível a partir de amanhã, das 9h às 17h.
A administração municipal realiza ainda serviços de Cata-Treco, desinfecção das ruas e lavagem das casas nas regiões do Caraguava e Vila Erminda, a partir da segunda-feira (13).
Resgate de animais
Cavalo é resgatado em laje de casa ‘ilhada’ por enchente no litoral de SP
Cerca de 100 animais foram resgatados pelas equipes das Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad) e voluntários desde o início das inundações.
Entre eles um cavalo que precisou da ajuda de um guindaste para ser retirado da laje de uma casa. O animal foi encaminhado para um abrigo, onde recebeu os devidos cuidados.
Segundo a Defesa Civil, outros 100 animais foram mapeados e assistidos diretamente nas casas, com o fornecimento de água e ração.
Situação de emergência
A Prefeitura de Peruíbe chegou a decretar situação de emergência devido às enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. A Defesa Civil estadual estima que cerca de mil pessoas foram afetadas, enquanto e 463 pessoas ficaram desabrigadas.
De acordo com o órgão, nove bairros sofrem com as inundações. Os mais afetados foram: Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.