Dados do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) mostram que os números dos primeiros 15 dias deste ano representam 35% do total registrado em todo o ano passado. Em duas semanas, praias do litoral norte de SP somam 70 ocorrências de crianças perdidas que foram encontradas
Reprodução/TV Vanguarda
Um balanço divulgado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) mostrou que, na primeira quinzena de 2025, pelo menos 70 ocorrências de crianças perdidas — e que foram encontradas — foram registradas nas praias do Litoral Norte de São Paulo.
Ainda segundo o balanço, o número dos primeiros 15 dias deste ano já representa 35% do total registrado ao longo de todo o ano de 2024. De janeiro a dezembro do ano passado, o GBMar informou que foram 200 ocorrências de crianças perdidas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No balanço de janeiro, Ubatuba é a cidade com o maior número de ocorrências: dos 70 casos, foram 51 registrados na cidade. Em Caraguatatuba foram 17 ocorrências, enquanto outras duas foram registradas em São Sebastião.
No ano passado, Ubatuba também foi a cidade do Litoral Norte com mais registros de crianças perdidas nas praias: foram 162 casos.
O número na cidade é bem maior do que o registrado entre janeiro e dezembro nos outros municípios do litoral: Caraguatatuba teve 28 casos, enquanto São Sebastião registrou 10 ocorrências.
Em entrevista ao Bom Dia Vanguarda, o comandante do GBMar no Litoral, Danilo Pisanesch, deu algumas recomendações para os pais e responsáveis de crianças durante a praia.
Entre as dicas está a manutenção da criança na distância de ‘um braço’, além de pegar a pulseirinha de identificação fornecida pelo próprio GBMar. A utilização de roupas chamativas e a marcação de pontos fixos de localização na praia também ajuda nesses casos.
Pulseirinhas ajudam a localizar crianças perdidas nas praias do Litoral Norte
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina