Gleuber Vieira assumiu o posto de general em 1999, quando também tomou posse como ministro do Exército durante o governo Fernando Henrique Cardoso. No mesmo ano, ele virou comandante do Exército Brasileiro. General Gleuber Vieira, ex-ministro e ex-comandante do Exército, morre aos 91 anos
Reprodução
O general Gleuber Vieira, ex-ministro e ex-comandante do Exército Brasileiro, morreu neste domingo aos 91 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Exército. A causa da morte não foi divulgada.
Vieira foi ministro do Exército entre janeiro e junho de 1999, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. A função deixou de existir com a criação do Ministério da Defesa.
Na ocasião, o ex-ministro foi nomeado para o cargo de Comandante do Exército, cargo que ocupou até janeiro de 2003.
Em nota, o Exército Brasileiro lamentou a morte de Gleuber Vieira.
“Neste momento de profunda tristeza, prestamos nossas homenagens e expressamos as mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com este grande líder. Que sua memória inspire futuras gerações de brasileiros a servir com honra e dedicação à Pátria”, dizia um trecho da nota.
Perfil
Nascido em 8 de dezembro de 1933, Gleuber Vieira começou sua carreira militar como aspirante a oficial de artilharia em 1954, na Academia Militar das Agulhas Negras.
Foi durante o comando do general que o Exército Brasileiro intensificou a participação em Missões de Paz da ONU, como as operações em Moçambique e em Angola, na África.
O general também foi o responsável por incluir mulheres nos Colégios Militares, no Instituto Militar de Engenharia (IME) e na Escola de Saúde do Exército, ampliando a diversidade e modernizando a Força.
Gleuber Vieira também escreveu o livro ‘História Oral do Exército na Segunda Guerra Mundial (2001)’, e foi o idealizador da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB).