Sushi, chocolate e churros: veja pratos inusitados feitos com linguiça na tradicional festa de Bragança Paulista, SP


Festival acontece no Posto de Monta da cidade e será realizado até este domingo (17). Sushi, chocolate e churros: veja pratos inusitados feitos com linguiça na tradicional festa de Bragança Paulista, SP.
Andressa Lorenzetti/g1
Bragança Paulista, cidade no interior de São Paulo que carrega o título de Capital Nacional da Linguiça Artesanal, está realizando mais um festival gastronômico com a linguiça em destaque. Entre as opções há alguns quitutes inusitados como sushi, churros, chocolate até ‘Romeu e Julieta’ levando a carne de porco como ingrediente principal.
Na cidade, a linguiça é tradição na mesa dos moradores e também turistas, que viajam vários quilômetros para comer a linguiça produzida na cidade e movimentam a economia local.
Para atrair ainda mais clientes para a festa, os comerciantes usaram a criatividade nesta edição para criar novos pratos com a linguiça.
Linguiça com chocolate e conhaque.
Andressa Lorenzetti/TV Vanguarda
Com uma mistura agridoce, um dos pratos mais diferentes é a linguiça preparada com chocolate e conhaque.
Churros de linguiça.
Andressa Lorenzetti/TV Vanguarda
Outra criação é um churros de linguiça, repaginando a receita do tradicional doce espanhol.
Linguiça ‘Romeu e Julieta’, com recheio de queijo e goiabada.
Andressa Lorenzetti/TV Vanguarda
O ‘Romeu e Julieta’, doce que leva queijo e goiaba, recebeu um terceiro ingrediente: a linguiça. Os cubos de queijo e goiabada foram inseridos dentro da linguiça artesanal, como recheio, para dar um sabor especial.
Sushi de linguiça.
Reprodução
Típico da culinária japonesa, até o sushi foi descontruído e passou a levar linguiça no recheio, ao invés de peixes.
Festa da Linguiça de Bragança Paulista
Divulgação
Festival da linguiça
Bragança Paulista (SP) está realizando a 11ª edição do Festival da Linguiça, que acontece no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, o Posto de Monta, na cidade. Segundo a programação divulgada pela prefeitura, esse é o último final de semana do festival, que chega ao fim neste domingo (17).
No evento, a linguiça é comercializada em diversos formatos, das linguiças mais tradicionais e clássicas, passando pelos pratos mais exóticos e diferentes, como sushi de linguiça, acarajé de linguiça, bolovo com linguiça, pão de queijo com linguiça, pastel de angu com linguiça, linguiça de cabrito, sobremesas de linguiça, entre outros.
De acordo com a organização do evento, o festival conta com uma Vila Gastronômica dedicada aos pratos de linguiça, preparados por chefs renomados e estabelecimentos especializados na iguaria.
O festival também terá um espaço reservado para os empórios, que podem apresentar seus produtos. Também haverá a venda de produtos artesanais como queijos, embutidos, doces e bebidas típicas da região.
O evento terá entrada gratuita e os participantes poderão doar 1 kg de alimento não perecível, de forma voluntária. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade. O estacionamento custa R$ 30.
Veja a programação do Festival da Linguiça:
16 e 17 de setembro (sábados e domingo): das 10h às 22h
Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta)
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.