‘Muita sorte de sair com vida’, diz PM que ajudou a resgatar homem que escorregou 150 metros em ribanceira e sobreviveu dois dias na mata


Acidente aconteceu na última terça-feira (26), mas homem só foi resgatado nesta quinta (28). Ele só parou devido ao recuo em uma pedra na área de mata. Homem é resgatado dois dias após cair em mata fechada durante trilha em São Francisco Xavier, SP
Divulgação/Base de Aviação da Polícia Militar de São José dos Campos
Enquanto realizava uma trilha, um turista, morador de Monte Verde (MG), caiu em uma ribanceira e escorregou por mais de 150 metros, em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, no interior de SP. O acidente aconteceu na última terça-feira (26) e o homem só foi resgatado nesta quinta (28).
Em quase dois dias, o homem ficou em uma área de mata isolado, sem água, com frio e escoriações pelo corpo. Nesta quarta-feira (27), o homem, que ainda não foi identificado, conseguiu gritar por socorro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Homem é resgatado com vida depois de dois dias em mata fechada
Turistas que passavam pela trilha escutaram os gritos do homem e acionaram os Bombeiros, que iniciaram o resgate, sendo necessário até mesmo o uso de helicóptero da Polícia Militar.
Segundo os Bombeiros, o homem caiu enquanto passava por um trecho da trilha do Pico da Onça que cruzava com outra trilha que se entrelaçava. Ele escorregou na ribanceira e só parou graças a uma pedra.
Local onde o homem caiu durante trilha em São Francisco Xavier, no interior de SP
Reprodução/TV Vanguarda
Bombeiros que atuaram no resgate do homem consideraram a sobrevivência dele como sendo um ato de sorte. Segundo o major da PM, Rui Paulo Galletti, ele só parou graças a um recuo em uma pedra na área de mata.
“Ele teve bastante sorte, porque foi uma queda bem longa, extremamente íngreme e a sorte é que havia um recuo na pedra, onde parou a queda. Foram 150 metros de queda. Tinha poucas escoriações, estava um pouco desidratado e debilitado, mas realmente teve muita sorte de sair com vida”, disse.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram cerca de 15 horas de trabalho de resgate. O homem foi encontrado na madrugada desta quinta com diversos machucados.
Um homem de 45 anos sofreu uma queda na pedra da onça, em São Francisco Xavier
Devido à neblina durante a madrugada, os Bombeiros e a PM só conseguiram retirar o homem, através do helicóptero Águia, durante a manhã.
O homem foi imobilizado e colocado em uma prancha antes de ser resgatado pelo Águia. Após 10 minutos de voo, a aeronave pousou na base do Batalhão da PM em São José dos Campos.
Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de São José, onde permanece internado. Segundo os Bombeiros, foram feitos exames para avaliar as condições da vítima. Ele tinha ferimentos nos braços, mas nada grave.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.