O g1 reuniu um resumo com os principais acontecimentos que marcaram o ano na região. Confira! 2023 foi o ano em que os eventos extremos climáticos romperam barreiras. E as cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina sentiram os impactos.
O calorão foi extremo. Institutos de meteorologia registraram ao menos cinco ondas de calor na região, com temperaturas acima dos 30°C e quebra de recordes.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Agentes da Defesa Civil em ação conjunta com equipes de resgate, entre eles Soldados do Exército, buscam por pessoas possivelmente soterradas no entorno das casas da Vila Sahy
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
No litoral, uma chuva histórica de mais de 600 milímetros devastou São Sebastião. Encostas deslizaram e a lama arrastou tudo que vinha pela frente: casas, carros, pessoas foram arrastadas. Uma tragédia, que matou 64 pessoas e deixou milhares sem casas.
Uma explosão destruiu pelo menos 10 apartamentos num prédio em Campos do Jordão, interior de São Paulo
O ano também foi marcado por graves acidentes. Em Campos do Jordão, um vazamento de gás causou a explosão em um prédio no Morro do Elefante. Dez apartamentos foram atingidos e quatro pessoas ficaram feridas na explosão, que aconteceu no feriado de Tiradentes.
Nas estradas, um ônibus com torcedores corintianos da região se acidentou na volta de Minas Gerais. Sete torcedores, que eram de Taubaté, Pindamonhangaba e São José dos Campos, morreram.
Ônibus de torcedores do Corinthians tinha problemas nos freios e nos pneus
Em Taubaté, os moradores ainda foram impactados pelos reflexos de uma crise nas finanças públicas. Com dívidas milionárias da prefeitura, serviços na saúde e na limpeza pública foram afetados.
Já em São José dos Campos, a longa disputa judicial entre a prefeitura e moradores do Banhado ganhou novos capítulos e deve se estender em 2024.
Confira abaixo os principais assuntos da região em 2023:
Tragédia em São Sebastião
Recordes de calor
Explosão em prédio
Acidente com ônibus mata torcedores
Crise pública em Taubaté
Caso Fox
Carro voador em Taubaté e crise na GM
Impasse no Banhado em São José
Suzane, Jatobá e Mizael fora da prisão
Conquistas no surfe e no vôlei
Buscas por desaparecidos em meio à lama de um deslizamento que derrubou casas na Vila do Sahy, em São Sebastião
Fábio Tito/g1
Tragédia em São Sebastião
Durante a madrugada do dia 19 de fevereiro, deslizamentos de terra provocados por um temporal histórico causaram mortes e destruição no Litoral Norte de São Paulo. Segundo as autoridades, 65 pessoas morreram em decorrência das chuvas: foram 64 vítimas fatais em São Sebastião, cidade mais impactada pela desastre, e uma em Ubatuba.
As chuvas que caíram no litoral paulista no final de semana do carnaval foram as maiores registradas em 24 horas na história do país, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Bombeiros fazem buscas por vítimas do temporal na Vila Sahy, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, no dia 26 de fevereiro de 2023
GloboNews/Reprodução
Com o grande volume de chuva, casas foram destruídas e rodovias bloqueadas, deixando milhares de desabrigados e desalojados. As casas que foram arrastadas pelas chuvas e pelos deslizamentos de terra deixaram vítimas soterradas.
Foram dias de mobilização das forças de segurança, moradores e de voluntários, para tentar resgatar sobreviventes e retirar os corpos das vítimas fatais dos escombros. Em velórios coletivos, familiares, amigos e comunidades se despediram das vítimas.
Civis buscam desaparecidos ao lado de um carro que foi esmagado pelo deslizamento em Vila Sahy, São Sebastião
Fábio Tito/g1
O temporal devastador chocou o país e gerou uma corrente de solidariedade, com doações para ajudar as milhares de pessoas que ficaram desabrigadas ou desalojadas após a tragédia.
Carro ficou parcialmente soterrado pela lama na Vila Sahy, em São Sebastião
Fábio Tito/g1
Área mais afetada pelas chuvas que castigaram o litoral, a Vila Sahy, em São Sebastião, tem mais da metade das mortes registradas na tragédia e, segundo o Ministério Público (MP-SP), era uma “tragédia anunciada”.
Dez meses após o ocorrido, diversas famílias da Costa Sul que sobreviveram buscam um recomeço, tentando impedir a demolição de casas na Vila Sahy ou estando à espera de um lar.
Casas demolidas na Vila Sahy, em São Sebastião, SP
Arquivo pessoal
Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Recordes de calor
O Vale do Paraíba, Litoral e região não escaparam das ondas de calor que atingiram diversas partes do país ao longo do ano.
As condições climáticas dominaram as notícias locais, foi assunto nas rodas de conversa, virou meme nas redes sociais e foi sentido na pele pelos moradores da região, que buscaram alternativas para amenizar o calor.
Até animais selvagens da região precisaram ter um tratamento diferenciado para sobreviver ao calor, com onças-pintadas recebendo picolés de sangue com carne, lêmures desfrutando de ‘milk-shake’ de frutas e macacos comendo ‘bolinhas geladas’.
Onças e macacos ganham ‘picolé’ e ‘milk-shake’ para se refrescar em zoológico no interior de SP.
Arquivo pessoal
Na onda mais forte, registrada em novembro, houve recorde de calor na região. No dia 14 de novembro, Taubaté ultrapassou os 39ºC pela primeira vez e teve o dia mais quente da história, desde que houve início as medições feitas pelo Inmet.
De acordo com a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade registrou uma temperatura de 39,2°C. Anteriormente, o recorde histórico era do dia 17 de outubro de 2014, quando os termômetros marcaram 38,7°C.
Polícia Científica faz perícia em prédio onde houve explosão em Campos do Jordão
Laurene Santos/TV Vanguarda
Explosão em prédio
Uma explosão de gás de cozinha em um condomínio no Morro do Elefante, em Campos do Jordão (SP), deixou quatro pessoas feridas na noite do dia 22 de abril, durante o feriado prolongado de Tiradentes.
Ao menos 10 apartamentos foram destruídos no Condomínio Saint Etienne Residencial, na Rua dos Manacás. Algumas paredes internas foram destruídas, o local chegou a ser parcialmente interditado, mas não houve colapso do prédio.
GIF home antes e depois de prédio que explodiu em Campos do Jordão
Arte/g1
A médica Renata Fontoura, vítima resgatada em estado de saúde mais delicado do acidente, ficou cinco meses internada, para tratar lesões causadas pelo acidente. Ela teve 80% do corpo queimado.
A jovem tinha acabado de se formar e estava aproveitando a folga com o namorado na cidade da Serra da Mantiqueira. Após receber alta, a médica concedeu uma entrevista ao g1 relembrando o acidente e falando sobre a esperança de recomeço.
Médica vítima de explosão em prédio aproveitava feriado com namorado em Campos do Jordão
Arquivo Pessoal
O caso é investigado pela Polícia Civil. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a autoridade policial já realizou as oitivas e analisou os laudos periciais, restando apenas o retorno de uma carta precatória para a finalização do inquérito e posterior encaminhamento para o Poder Judiciário.
Ônibus que transportava torcedores do Corinthians e capotou na Fernão Dias estava irregular, segundo a ANTT
Rodney Costa/Zimel Press/Estadão Conteúdo
Acidente com ônibus mata torcedores
Um ônibus que transportava 43 torcedores do Corinthians perdeu o controle da direção quando entrou em uma curva, bateu contra um barranco e capotou na Fernão Dias, no trecho de Minas Gerais. O acidente aconteceu no dia 20 de agosto, após o jogo entre Corinthians e Cruzeiro.
Dos 43 passageiros, sete morreram no acidente e dezenas ficaram feridos, causando comoção nacional. As vítimas fatais eram moradores de Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga e Taubaté.
Entre as vítimas estavam jovens, trabalhadores, pais e maridos, que, segundo as famílias, eram apaixonados pelo Corinthians e cada um tinha uma história própria de amor e devoção ao time do coração.
Os velórios dos sete homens foram custeados pelo Corinthians e reuniu torcedores de várias cidades, que fizeram caravanas para prestar as últimas homenagens às vítimas e se solidarizar com as famílias.
Acidente com ônibus de torcedores do Corinthians em MG: saiba quem são as vítimas
Reprodução
Uma sobrevivente relatou ao g1 na época que, momentos antes do acidente, alguns passageiros perceberam que o veículo estava correndo e pediram para o motorista frear. Após o capotamento, os passageiros começaram a tentar sair pela janela e ajudaram a puxar outros torcedores, mas alguns ficaram presos nas ferragens.
O ônibus não possuía registro nem autorização para realizar o transporte interestadual de passageiros, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo classificado como irregular.
Em dezembro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito sobre o acidente e indiciou o motorista Cleber Felipe Vicente Martins, de 39 anos, por homicídio culposo, sem a intenção de matar.
José Saud (MDB), prefeito de Taubaté
Laurene Santos/ TV Vanguarda
Crise pública em Taubaté
Taubaté teve um ano de crise financeira. A área mais afetada foi a saúde. O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (Hmut), por exemplo, chegou a suspender atendimentos e serviços.
Recentemente, a SPDM, empresa gestora do Hmut, chegou a comunicar ter dificuldade para comprar materiais básicos para atendimento, como soro e curativos, além de temer não conseguir pagar o 13º salário dos funcionários. O motivo da crise, segundo a SPDM, é a dívida milionária da prefeitura com a instituição.
Hospital Municipal de Taubaté (Hmut)
Rauston Naves/TV Vanguarda
A prefeitura chegou a pedir ‘socorro financeiro’ ao Governo Federal e foi atendida, recebendo uma verba extra para custear procedimentos na área da saúde. Apesar desse auxílio, a SPDM alega que a dívida da prefeitura com a empresa persiste, afetando os atendimentos.
A crise se estendeu em outros departamentos e houve medidas para cortes de gastos no serviço público, como o cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro, eventos culturais, redução de viaturas no ‘bico oficial da PM’, recomendação para redução de gastos na prefeitura, com controle até mesmo de combustível e pedido para economia de água e luz.
Polícia divulga foto de tutor de bull terrier que atacou e matou cão Fox
Reprodução
Caso Fox
Um cachorro da raça Spitz Alemão perdeu o focinho e morreu após ser atacado por um cão da raça Bull Terrier. O episódio viralizou nas redes sociais e é investigado pela Polícia Civil, que apura a responsabilidade do tutor do cão envolvido no ataque.
O caso aconteceu em São José dos Campos, no interior de São Paulo, no dia 9 de outubro. Fox, o cão da raça Spitz Alemão, perdeu o focinho no ataque e ficou mais de duas semanas lutando pela sobrevivência, até que morreu em um hospital veterinário da capital por conta das complicações das lesões sofridas no ataque.
Tutora de Fox postou foto confirmando morte do animal
Redes Sociais
O animal foi velado e cremado em um cemitério para animais em Pindamonhangaba. Houve transmissão online da cerimônia. Nas redes sociais, tutores e internautas fizeram campanhas e protestos pedindo justiça pela morte do cão Fox.
A Justiça decretou a prisão do tutor do bull terrier, que ficou foragido, até que foi preso em dezembro, escondido em um sítio na zona rural de Minas Gerais.
Bull terrier estava na casa onde Umberto foi preso
Reprodução
Já o bull terrier foi apreendido e está passando por análise comportamental no Centro de Controle de Zoonoses de São José dos Campos.
O caso segue sendo investigado e é tratado pela Polícia Civil como crueldade contra animais, crime que pode render pena de até cinco anos de prisão e multa ao tutor do bull terrier.
Eve, da Embraer, vai realizar simulado de mobilidade aérea para “carros voadores”
Eve/Divulgação
Carro voador em Taubaté e crise na GM
Em julho, a fabricante de aeronaves Eve Air Mobility, controlada pela Embraer, anunciou que os ‘eVTOLs’ (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), conhecidos ‘como carros voadores’, serão produzidos em Taubaté, no interior de São Paulo.
O anúncio foi feito no dia 20 de julho, data do aniversário de 150 anos do nascimento de Santos Dumont, que é tido como o ‘Pai da Aviação’.
Os carros voadores serão fabricados em uma unidade já existente da Embraer na cidade e que será ampliada para receber a linha de produção do eVTOLs . Os primeiros modelos devem sair da fábrica a partir de 2026.
Fábrica da Embraer em Taubaté
André Luis Rosa/TV Vanguarda
Segundo a Embraer, Taubaté foi selecionada especialmente pela localização estratégica. A cidade fica a 142 km de distância de São Paulo e é vizinha de São José dos Campos, sede da Embraer.
Além disso, o local fica instalado em uma área industrial às margens da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), pouco após o entroncamento entre a rodovia Presidente Dutra (BR-116) e o corredor viário Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70), e fica próximo à uma linha ferroviária.
GM em São José dos Campos
Camilla Motta/ G1
O segundo semestre do ano foi de crise no mercado de automóveis. A General Motors chegou a demitir 1,2 mil trabalhadores em três fábricas do Brasil, mas depois voltou atrás e cancelou as demissões, após uma determinação da Justiça do Trabalho.
O corte em massa nas fábricas de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes – todas no estado de São Paulo, havia sido anunciado no dia 21 de outubro.
Após a decisão da Justiça e semanas de greve dos trabalhadores, a montadora entrou em contato com os sindicatos da categoria para comunicar que iria acatar as decisões da Justiça do Trabalho para reintegrar os demitidos.
Antes, os funcionários desligados da empresa foram surpreendidos com a demissão via e-mail e telegrama. O número de trabalhadores afetados pela medida não havia informado pela montadora inicialmente, mas, depois, a empresa comunicou o número de 839 funcionários desligados em massa em São José.
Funcionários demitidos protestam com uniformes pendurados no entorno da fábrica da GM em São José
Rauston Naves/ TV Vanguarda
Na data dos cortes, a montadora afirmou que as demissões foram motivadas por “queda nas vendas e nas exportações”. Disse ainda entender “o impacto que esta decisão pode provocar na vida das pessoas, mas que a adequação é necessária.”
A medida pegou trabalhadores e os sindicatos de surpresa. Segundo os Sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos e de São Caetano, não houve negociação sobre os cortes.
Em entrevista ao g1, trabalhadores que foram demitidos em São José dos Campos relataram o choque ao saber do desligamento por carta, disseram se sentirem humilhados e sem chão.
GM alega queda nas vendas e demite por telegrama em três fábricas no Brasil
Arquivo Pessoal
Com o cancelamento das demissões, a GM abriu um Plano de Demissão Voluntária (PDV) nas três fábricas de SP, oferecendo carro 0 km e salários extras, para tentar atingir a meta de 1,2 mil adesões, mesmo número de funcionários que haviam sido demitidos em SP.
O PDV chegou ao fim no início de dezembro, com cerca de 1,1 mil funcionários aderindo ao plano, número abaixo da meta da empresa.
Banhado
Divulgação/PMSJC
Banhado
Às vésperas do Natal, a situação do Banhado teve uma nova reviravolta neste ano, em uma disputa que ocorre há mais de uma década entre a prefeitura e moradores da comunidade.
No dia 22 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a ordem de remoção de moradores do Jardim Nova Esperança, bairro que fica dentro do Parque do Banhado, em São José dos Campos (SP). A decisão foi do ministro Alexandre de Moraes.
A medida atendeu a um pedido da Defensoria Pública, que foi ao Supremo para pedir a anulação da decisão do Tribunal de Justiça que determinava a remoção imediata na área. Para o órgão, “o julgamento padece de vícios procedimentais que tornam o acórdão nulo”.
Banhado em São José dos Campos.
André Rosa/TV Vanguarda
Estimativas da Polícia Militar apontam que cerca de 600 pessoas seriam afetadas pela desocupação, prevista inicialmente pela Prefeitura de São José dos Campos para acontecer somente após o Ano Novo.
Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal chegou a dar uma liminar permitindo que a prefeitura fizesse a remoção dos moradores do Parque do Banhado. Dois meses depois, a decisão final do processo em primeira instância foi favorável aos moradores, determinando que eles poderiam seguir no local.
A juíza responsável pelo caso na Justiça de São José dos Campos chegou a decidir pela regularização do bairro. No caso das famílias que vivem em áreas onde a regularização não é possível, a medida previa a recolocação delas por parte da gestão em moradias próximas.
Banhado em São José dos Campos.
André Rosa/TV Vanguarda
No início de dezembro, o Tribunal de Justiça determinou a imediata remoção de famílias da área do Parque do Banhado, medida agora suspensa com a decisão de Moraes.
Em meio ao embate judicial, a prefeitura tenta alternativas para remoção das famílias do local. Em novembro, a Câmara Municipal de São José aprovou um projeto da prefeitura que prevê que as famílias retiradas da região têm direito a uma indenização de R$ 110 mil.
Além disso, está previsto um auxílio moradia de R$ 1 mil por núcleo familiar, auxílio demolição de R$, 2,7 mil e auxílio mudança de R$ 2,3 mil.
Suzane von Richtofen durante saidinha da P1 em Tremembé em 2018
Luara Leimig/TV Vanguarda
Suzane, Jatobá e Mizael fora da prisão
Suzane von Richthofen, Anna Carolina Jatobá e Mizael Bispo conseguiram sair dos presídios para cumprir pena em liberdade neste ano.
Richthofen, que estava presa desde 2002 por matar os pais, foi solta no dia 11 de janeiro, após a Justiça conceder progressão para o regime aberto. Ela cumpria pena há 20 anos e estava em um presídio em Tremembé, no interior de São Paulo.
O Tribunal de Justiça confirmou que em decisão da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté, foi concedida a progressão ao regime aberto, após ser verificado o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Lei de Execução Penal, podendo assim que Suzane usufruísse do benefício do regime aberto.
Anna Jatobá deixa presídio após conseguir progressão para o regime aberto.
Reprodução/TV Vanguarda
Anna Carolina Jatobá, que estava presa desde 2008 pela morte da enteada Isabella Nardoni, também foi solta neste ano, após a Justiça conceder progressão para o regime aberto. Ela cumpria pena há 15 anos e estava em um presídio em Tremembé, até que foi liberada no dia 20 de junho.
O g1 apurou que a decisão que concedeu progressão para o regime aberto foi assinada pela juíza Márcia Domingues de Castro, da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté.
Após deixar o presídio, Jatobá passou a morar com o sogro, pai de Alexandre Nardoni, em um apartamento luxuoso em Santana, na zona norte de São Paulo (SP).
O policial militar reformado Mizael Bispo chega para o quarto dia de julgamento, no Fórum de Guarulhos, pelo assassinato de sua ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima, em maio de 2010.
Nelson Antoine/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Em agosto, Mizael Bispo, ex-policial condenado a mais de 20 anos de prisão pela morte da ex-namorada Mércia Nakashima, também foi solto pela Justiça, progredindo para o regime aberto.
Mizael cumpria pena há pelo menos 12 anos e estava em um presídio em Tremembé, no interior de São Paulo.
Suzane von Richthofen e Mizael Bispo fizeram o teste de Rorschach, que é um exame psicológico que consegue identificar traços da personalidade da pessoa, para conseguirem serem soltos. Os laudos da avaliação de ambos foram juntados ao processo no qual solicitavam a progressão de pena e validados pela Justiça.
Neste ano, assim como em 2022, Filipe Toledo chegou à WSL Finals como líder do ranking, entrou direto na última fase da etapa e venceu a melhor de três contra o australiano Ethan Wing.
Divulgação
Conquistas no surfe e no vôlei
Em 2023, o título do Circuito Mundial de Surfe veio, mais uma vez, para o Litoral Norte de São Paulo. Filipe Toledo, de Ubatuba, conquistou o bicampeonato mundial em setembro, ao vencer o australiano Ethan Ewing na decisão da WSL Finals, na Califórnia.
Neste ano, assim como em 2022, Filipe Toledo chegou à WSL Finals como líder do ranking, entrou direto na última fase da etapa e venceu a melhor de três contra o australiano Ethan Wing.
Kevin Lomónaco, zagueiro do Bragantino
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Em abril, veio à tona uma crise no futebol envolvendo o mercado de apostas e manipulação de resultados dos jogos. O zagueiro argentino Kevin Lomónaco, do Red Bull Bragantino, time de Bragança Paulista (SP), é um dos investigados na operação “Penalidade Máxima”, do Ministério Público de Goiás.
Em depoimento por videochamada ao promotor Fernando Cesconetto, do Ministério Público de Goiás, Kevin Lomónaco admitiu que participou de esquema de manipulação de cartões na Série A do Brasileirão de 2022.
O zagueiro disse que concordou em tomar um cartão amarelo na partida contra o América-MG, disputada no dia 5 de novembro de 2022. Em troca, receberia R$ 70 mil.
Kevin Lomónaco havia sido punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com 360 dias de suspensão e multa de R$ 25 mil. A punição era válida somente em território nacional. Por isso, Kevin Lomónaco estava liberado para atuar na Argentina, de forma emprestada.
No entanto, em setembro a Fifa ampliou a punição para todas as federações filiadas à entidade. Ou seja, Kevin está está impedido de atuar por 360 dias, a contar a partir de 16 de maio deste ano, na Argentina e nas outras ligas chanceladas pela Fifa.
Cruzeiro x São José – Final da Supercopa de vôlei
Agência i7/Sada Cruzeiro
Nas quadras, destaque para a conquista do primeiro título do Vôlei São José. O caneco veio em novembro, em decisão contra o Cruzeiro, uma das principais equipes da modalidade no país. Na final da Copa Brasil, contra os mineiros também, o São José foi vice-campeão.
E os joseenses fecharam 2023 em boa fase. A equipe está na vice-liderança da Superliga Masculina, com 100% de aproveitamento (oito vitórias em oito jogos).
Relembre outras notícias de destaque em 2023:
Filho do prefeito de São José dos Campos tem perna amputada e é internado após ser atropelado por carro da polícia na Irlanda
Demitido do Inpe por Bolsonaro, Galvão assume CNPq com promessa de verba
Sidney Magal passa mal e precisa interromper show em São José dos Campos
Duas pessoas morrem em queda de hidroavião em represa de Bragança Paulista
Irmãs do litoral que desapareceram após deixar carta são encontradas em Jacareí
Casal de São José dos Campos é encontrado morto em pousada de Monte Verde em MG
Vereadores cassam mandato de prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal (PL)
Censo do IBGE: confira população atualizada dos municípios do Vale do Paraíba
Após disputa judicial com Ilhabela, São Sebastião recebe depósito de quase R$ 1,1 bilhão referente aos royalties do petróleo
Polícia Civil retoma buscas pelo escoteiro Marco Aurélio, desaparecido há 38 anos
Jornalista da TV Canção Nova, Elaine Santos morre aos 38 anos, vítima de pneumonia e infecção generalizada
Moradores do Morro do Fórum, em Ubatuba, desocupam área após determinação da Justiça
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
e
Retrospectiva: relembre as principais notícias do Vale, Litoral Norte e região bragantina em 2023
Adicionar aos favoritos o Link permanente.