Conheça Douglas Magno Delgado de Souza, o segundo personagem da série ‘Lado b’ do g1 Zona da Mata. Ele já é a segunda geração do Bar do Jorge, localizado em Juiz de Fora. Bar aposta em torresmo assado em ‘frangueira’ no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora
Douglas Magno Delgado de Souza começou cedo acompanhando os pais no estabelecimento da família. O Bar do Jorge, que leva o nome do pai dele, existe há 44 anos no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora. Atravessando gerações, uma coisa chama atenção: o torresmo feito na ‘frangueira’.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
“Sempre foi um empreendimento familiar, minha mãe e meu pai foram os fundadores de tudo isso”, contou.
O primeiro bar funcionou por 16 anos em outro lugar, mas era no Bairro São Pedro também, perto de onde o estabelecimento atual está há 28 anos.
Comandado por dono ‘faz tudo’, além de torresmo, Bar do Loirinho serve simpatia aos clientes há 26 anos no Bairro Marumbi
Há 10 anos, Douglas reformou o bar no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora
Luiza Sudré/g1
Com a vontade de continuar investindo no empreendimento, há 10 anos Douglas reformou o bar.
“Foi uma decisão também de realizar o sonho do meu pai, que sempre quis ver o ‘Bar do Jorge’ ainda mais bonito. Só conseguimos fazer a reforma depois dele ter falecido, infelizmente ele não chegou a ver, mas foi a nossa maneira de homenageá-lo”, disse.
Bar do Jorge faz sucesso com torresmo assado na ‘frangueira’ em Juiz de Fora
Luiza Sudré/g1
Torresmo na ‘frangueira’
Douglas lembra que o pai era muito famoso pelo torresmo na região, mas que ele fazia aquele menor, chamado de ‘pururuca’.
Por anos, a delícia continuou a ser vendida no bar. Um dia, um amigo viu uma ‘frangueira’, máquina de assar frango, e deu a sugestão de tentar cozinhar nela.
“Mas eu queria inventar uma coisa mais inusitada, então pensei, ‘e se a gente colocasse um torresmo lá dentro, será que dá certo?'”, disse.
Torresmo assado na “frangueira” é sucesso em bar em Juiz de Fora
Luiza Sudré/g1
E deu muito certo! Na verdade, Douglas contou que essa ‘invenção’ foi o pontapé inicial para movimentar o bar ainda mais. “O pessoal gostou muito mesmo, foi uma surpresa”.
O petisco diferente segue sendo um dos maiores atrativos do Bar do Jorge. Algumas pessoas vão para lá comer só o torresmo com aquela cervejinha.
“É o que atraí o cliente, né! Aquela comida bem de boteco raíz mesmo”, brinca.
Bar do Jorge atende clientes há 44 anos no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora
Luiza Sudré/g1
‘Seguimos como um bar de família’
“Meus pais batalharam muito para manter esse bar, passamos por muitos perrengues. Meu pai já vendeu até cerveja quando passamos por crise. Manter o Bar do Jorge na segunda geração é sem dúvidas uma conquista”.
E assim a história segue. Recentemente, a sobrinha de Douglas assumiu a cozinha depois que a mãe dele aposentou.
Já o filho de cinco anos, quando está no bar, gosta de ir de mesa em mesa atender os clientes, fingir que está anotando os pedidos.
“Eu vejo meu filho como um mini Douglas, ele repete tudo o que eu fazia no bar quando tinha a idade dele”, finalizou orgulhoso.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes