Instabilidades também têm potencial para transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvores, alertou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. Vista da Zona Sul da cidade de SP
Gustavo Honório/g1
A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo nesta terça-feira (4) deixou todas as regiões da capital em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. O alerta teve início às 15h43.
“Áreas de chuva moderada a forte que atuam nos municípios de Nazaré Paulista e Mairiporã, começam a se deslocar para a capital paulista, e devem atingir inicialmente as zonas Norte e Leste da cidade de São Paulo, com potencial para alagamentos e rajadas de vento”, apontou o órgão.
Às 16h, 29.393 imóveis estavam sem energia elétrica na Grande SP, de acordo com boletim da concessionária Enel.
No último dia 24 de janeiro, a capital registrou o terceiro maior volume de chuva da história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — foram 125,4 mm acumulados em 24 horas.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
Evite transitar em ruas alagadas
Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.