![](https://s2-g1.glbimg.com/o3_HTUaPOKK-LVkv4m_9jAIHKyo=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/u/w/RNh8NoTtWFtp6eKb3AUw/24032024-d28a3046.jpg)
Em post na rede social X, rapper carioca falou sobre projeto de lei contra apologia ao crime em shows. Texto, apresentado na Câmara dos Vereadores de SP, foi protocolado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP) na Câmara dos Deputados. Oruam no Lollapalooza 2024
Luiz Franco/g1
Oruam se pronunciou no X após virar alvo de um projeto de Lei, a chamada “Lei Anti-Oruam”. O projeto pede a proibição na contratação de shows, artistas e eventos abertos ao público infantojuvenil “que envolvam, no decorrer da apresentação, expressão de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas”.
“Eles sempre tentaram criminalizar o funk, o rap e o trap. Coincidentemente, o universo fez um filho de traficante fazer sucesso, eles encontraram a oportunidade perfeita pra isso. Virei pauta política. Mas o vocês não entendem é que a lei anti-Oruam não ataca só o Oruam, mas todos os artistas da cena”, publicou o rapper.
Initial plugin text
Proposto por Amanda Vettorazzo, vereadora do União Brasil de São Paulo, o projeto também foi protocolado pelo deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) na Câmara dos Deputados e agora espera um parecer da presidência da Casa.
No texto, Vettorazzo não cita o Oruam, no entanto, criou um site chamado leiantioruam e, em vídeos nas redes sociais, deixa claro que quer proibir o artista de se apresentar em São Paulo.
Quem é Oruam
Figura carimbada nos principais festivais do país, Mauro Davi dos Santos, de 25 anos, tem mais de 13 milhões de ouvintes só no Spotify. O cantor passeia pelo funk, R&B e rap. Suas músicas falam sobre ostentação, sexo e o fato de ele ser filho do traficante Marcinho VP.
Em 2024, se firmou de vez como um dos rappers mais promissores do trap. Mesmo ano em que subiu em um dos palcos do Lollapalooza e pediu liberdade pelo seu pai, preso por crimes como homicídio qualificado, formação de quadrilha e tráfico de drogas.
“Meu pai errou, mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Só queria que pudesse cumprir uma pena digna e saísse de cabeça erguida”, disse Oruam, numa nota publicada em seu perfil no Instagram pouco após o show do Lolla.