A taxa de recusas na cidade foi de 3,7% e de não resposta ao Censo foi de 13%. Censo do IBGE: Atibaia aparece em ranking de maiores taxas de recusa e não resposta à pesquisa
Prefeitura da Estância de Atibaia
Confira os levantamentos
Atibaia (SP) aparece na lista de cidades do país que mais tiveram moradores que não responderam e que se recusaram a responder ao Censo Demográfico 2022 – a pesquisa foi divulgada na quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o órgão, a cidade da região bragantina tem a 6ª maior taxa de não resposta de todo o Brasil com 13%. Além disso, o município aparece também como a 8ª maior taxa de recusa à pesquisa: 3,7%.
veja a população e mais dados de Atibaia
veja a população da região bragantina
Para definir a taxa de não resposta, o IBGE considera os domicílios onde há moradores, mas que os recenseadores não conseguiram realizar as entrevistas.
Já a taxa de recusa consiste nos domicílios onde os moradores se recusaram a participar do Censo.
Confira os levantamentos:
Taxa de não resposta
Maiores taxas de não resposta ao Censo 2022 no Brasil
Taxa de recusa
Maiores taxas de recusa ao Censo 2022 no Brasil
Impactos
O coordenador regional do IBGE, Bruno Ramos, explica que, apesar do ideal ser taxas de recusa e não resposta mínimas, os indicies desses panoramas não devem gerar muitos impactos, principalmente em relação ao levantamento do número de habitantes da cidade.
“Muitas pessoas acham que as cidades com maiores taxas de recusa e não resposta não estão sendo contabilizadas, mas não há impacto no número da população porque o Censo recebe um tratamento estatístico. A quantidade de pessoas é levantada a partir de uma metodologia”, explica.
Já em relação a levantamentos mais específicos, como a renda de um domicílio, o impacto já é considerado maior, mas, segundo o coordenador, não é algo que atrapalhe a conclusão do Censo.
“Quanto maior o número de questionários de amostras que conseguimos, maior o recorte e o número de recortes que conseguimos fazer em uma cidade. Mas, assim como no número da população, é feito um tratamento estatístico e a análise geral não é prejudicada.”
Censo do IBGE
O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.
Censo 2022
Divulgação/ IBGE/ Cal Guimarães
Todos os 5.568 municípios brasileiros, mais dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal), num total de 5.570 localidades, receberam visita de recenseadores. Segundo o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.
Foram respondidos 79.160.207 questionários, dos quais 88,9% com 26 quesitos e 11,1% com 77 quesitos. No total, 98,88% das entrevistas foram presenciais; o restante foi pela internet ou telefone.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Censo do IBGE: Atibaia está entre as cidades do país com maiores taxas de recusa e não resposta à pesquisa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.