Material custou mais de 4 milhões de reais. Alunos estavam estudando desde fevereiro sem os kits. Amostra do kit de material escolar que foi entregue aos alunos pela Prefeitura de Taubaté (SP)
Laurene Santos/TV Vanguarda
Cinco meses depois do início das aulas nas escolas municipais, a Prefeitura de Taubaté (SP) entregou, nesta quarta-feira (5), os kits de material escolar para os alunos.
A compra custou R$ 4,74 milhões aos cofres da gestão, que recebeu cerca de 90 mil kits para dois anos. Além do material, a prefeitura entregou os uniformes escolares. As aulas começaram em fevereiro.
Os primeiros a receber os kits foram os estudantes da escola Madre Cecília, que fizeram a retirada dos materiais por volta das 14h, na própria unidade de ensino.
Segundo a prefeitura, o material escolar é diferenciado para cada nível escolar. Na educação infantil os materiais são compostos, por exemplo, por agenda escolar, massinha, folhas de sulfite, giz de cera, cola, lápis de cor, tinta de pintura a dedo e outros.
Amostra do kit de material escolar que foi entregue aos alunos pela Prefeitura de Taubaté (SP)
Laurene Santos/TV Vanguarda
Já para os alunos do fundamental, ensino médio e EJA, são os cadernos de capa dura, canetas, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, tesoura, cola, sulfite e outros. O kit de uniforme é composto de camisetas, bermuda, calça, jaqueta e tênis.
A entrega ocorreu cerca de um mês após a prefeitura concluir a licitação. Duas empresas venceram a concorrência: a Solrac, de Santo André, que forneceu os kits para o ensino infantil 1 e 2; enquanto a Bignardi, de Jundiaí, forneceu os kits para o ensino fundamental 1 e 2.
Amostra do kit de material escolar que foi entregue aos alunos pela Prefeitura de Taubaté (SP)
Laurene Santos/TV Vanguarda
Relembre o caso
A Prefeitura de Taubaté chegou a abrir dois editais para compra dos kits: em novembro do ano passado e em janeiro deste ano – os dois, no entanto, foram suspensos após questionamentos das empresas participantes e do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) por erros de elaboração, como exigências de produtos fora das especificações do mercado.
Em fevereiro, mais de 40 mil alunos da cidade iniciaram o ano letivo sem material escolar por conta do impasse.
Para evitar que o problema se repita no ano que vem, a prefeitura vai abrir uma licitação em julho para comprar os uniformes escolares para o ano letivo de 2024. O kit de material já foi comprado em quantidade suficiente também para o próximo ano.
Taubaté lança novo edital para compra de kit escolar
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Com atraso de cinco meses, Taubaté entrega kits de material escolar para alunos da rede municipal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.