Lavinyah Fernanda Moreira Alves, de cinco anos, foi atropelada em uma calçada quando ia para a creche, no bairro Campos dos Alemães. O motorista não tinha habilitação. Menina que teve perna amputada após acidente ganha prótese e dá primeiros passos
A menina de cinco anos que teve uma perna amputada após ser atropelada enquanto ia para a creche em São José dos Campos (SP), em abril deste ano, ganhou uma prótese e tem conseguido dar os primeiros passos.
O acidente aconteceu no dia 13 de abril, no bairro Campo dos Alemães. Lavinyah Moreira Alves sofreu uma fratura exposta na perna direita e um trauma no crânio ao ser atingida pelo veículo, que avançou à calçada. No dia seguinte, ela fez uma cirurgia e precisou amputar a perna – leia mais detalhes abaixo.
No vídeo em andou pela primeira vez após o acidente, a menina arrancou risos da família e das fisioterapeutas ao contar o que mais deseja fazer: “Quero correr”, disse a menina (veja vídeo acima).
A mãe dela, Andresa Moreira da Silva Alves, que também foi atingida pelo carro, conta a filha ganhou a prótese de uma empresa – a família terá que arcar apenas com a manutenção do instrumento.
Lavinyah Fernanda Moreira Alves
Arquivo pessoal
Com a perna mecanizada, Lavinyah realizou nesta segunda-feira (17) a primeira sessão para aprender e usar a prótese e já conseguiu dar os primeiros passos sozinha.
“Foi uma emoção muito grande ver essa evolução. Eu chorei, aí ela viu e veio chorar junto comigo. Não é o que a gente queria estar vivendo, mas poderia ser muito pior”, afirma Andressa, que explica que as sessões de fisioterapia terão tempo indeterminado, até que a criança se adapte totalmente à novidade.
Apesar do avanço, a mulher relata que a recuperação não tem sido fácil. Ela espera que a prótese dê à filha a independência que ela tinha antes do acidente.
“Ela fazia tudo sozinha. Conseguia pegar água, ir ao banheiro, tomar banho. Hoje ela não tem mais isso e é muito complicado. No começo principalmente foi muito difícil, porque ela quebrou a outra perna. Aí era complicado de se apoiar. Ela também não se adaptou ainda ao andador, então às vezes precisa da cadeira de rodas”, contou.
Andresa, mãe de Lavinyah, também foi atingida no acidente
Arquivo pessoal
A criança, no entanto, tem levado a situação com leveza, de acordo com a mãe. “Ela sempre fala sobre isso com espontaneidade. Eles (crianças) superam super bem, a gente que carrega traumas”, disse.
Andressa, que também foi vítima do atropelamento, agora luta para cuidar dela também. A mulher diz que, apesar da filha ter tido uma situação mais grave, ela ainda sente dores e busca ajuda médica.
“Estou esperando consulta com ortopedista. Sinto dor na lombar e no peito. Não consigo me levantar, tossir e espirrar sem sentir dor”, conta.
Lavinyah Fernanda Moreira Alves
Arquivo pessoal
Relembre o caso
O acidente aconteceu por volta das 7h20, próximo ao horário de entrada das crianças no Centro de Educação Infantil (CEDIN) Prof° Paulo Cesar dos Santos Mortari, que fica na Rua Simião Ferreira da Mata.
Mãe e filha de5 anos são atropeladas perto de creche na Zona Sul de São José dos Campos
Peterson Grecco/TV Vanguarda
Andressa levava Lavinyah para a instituição de ensino quando ambas foram atropeladas por um carro desgovernado que invadiu a calçada. O motorista não tinha CNH.
A jovem foi internada no mesmo dia, com fraturas na perna. Já a mãe, teve ferimentos leves e recebeu alta médica horas depois do ocorrido.
De acordo com a Polícia Civil, o motorista envolvido não é habilitado e, após exame, não foi constatada presença de álcool no sangue. Ainda segundo o boletim de ocorrência, ele sofre de epilepsia e passou mal no momento do atropelamento.
O homem responde em liberdade por lesão corporal culposa e também por dirigir sem habilitação.
Menina que teve perna amputada após acidente em São José ganha prótese e dá primeiros passos: ‘Quero correr’.
Arquivo pessoal/g1
Menina que teve perna amputada após acidente em São José ganha prótese e dá primeiros passos: ‘Quero correr’.
Arquivo pessoal/g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Menina que teve perna amputada após acidente em São José ganha prótese e dá primeiros passos: ‘Quero correr’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.