O que é a muralha eletrônica, sistema de segurança que será implantado em 17 cidades do Vale


Anúncio da implantação da medida foi anunciado pelo vice-governador de SP, Felício Ramuth (PSD), em agenda na região. Ideia é que sistema comece a funcionar até o fim desde ano. Sistema de segurança que será implantado em 17 cidades do Vale do Paraíba
Rodrigo Sargaço/EPTV
O vice-governador do Governo de São Paulo, Felício Ramuth (PSD) anunciou nesta quinta-feira (20) que uma ‘muralha eletrônica’ será implantada em 17 cidades do Vale do Paraíba.
De acordo com o vice-governador, a medida é um sistema de segurança que vai integrar os recursos de vigilância da Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pelo serviço policial estadual – leia mais detalhes do anúncio abaixo.
O sistema será implantado em 17 cidades do Vale da Fé e do Vale Histórico – confira abaixo a lista dos municípios contemplados – após conclusão da licitação, que está fase final de elaboração por meio da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Presidente da Agemvale, o prefeito de São José do Barreiro – uma das cidades envolvidas – Alexandre Braga (PSDB), explica que a muralha eletrônica consiste principalmente na instalação de câmeras de videomonitoramento nas entradas e saídas das cidades e da região.
“Serão instalados 109 pontos de monitoramento inteligente nas entradas e saídas das cidades. Esses pontos serão integrados aos sistema da Secretaria de Segurança Pública, que ficará responsável pelo acompanhamento e análise das imagens”, afirma.
As câmeras de monitoramento serão colocadas nas estradas que atravessam e dão acesso às regiões e farão a leitura das placas de veículos. As informações serão compartilhadas entre todas as forças de segurança.
O projeto atuará especialmente em ações de roubo, furtos e deslocamento de criminosos, que poderão ser rastreados pelas câmeras integradas do sistema.
Estado vai implantar ‘muralha eletrônica’ no Vale do Paraíba, diz Felício Ramuth
De acordo com o prefeito de São José do Barreiro, o edital está em fase de final elaboração. A ideia do governo é que a licitação seja concluída em até 45 dias e que a ‘muralha eletrônica’ entre em operação até o fim do ano.
Braga explica que a empresa vencedora do edital será responsável por fornecer os equipamentos, as imagens e a manutenção das câmeras de monitoramento durante o contrato.
Ainda segundo o político, a região é a primeira a receber a medida e foi escolhida por ter cidades com altos índices de criminalidade no estado, como Cruzeiro e Lorena, por exemplo.
Cidades do Vale da Fé:
Aparecida
Cachoeira Paulista
Canas
Cunha
Guaratinguetá
Lorena
Piquete
Potim
Roseira
Cidades do Vale Histórico:
Arapeí
Areias
Bananal
Cruzeiro
Lavrinhas
Queluz
São José do Barreiro
Silveiras
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.