Vale tem aumento de 28,5% no número de pedestres mortos no trânsito; número é o maior desde a pandemia


De janeiro a junho deste ano foram contabilizados 45 óbitos de pedestres, o que representa uma média de uma morte a cada quatro dias Acidente na Dutra em São José dos Campos, SP
André Luis Rosa/TV Vanguarda
Os dados divulgados nesta semana pelo Infosiga mostram que a região do Vale do Paraíba apresentou um aumento de 28,57% no número de pedestres que foram mortos em acidentes de trânsito no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.
Segundo o levantamento feito pelo g1 com base nesses dados, a RMVale teve 45 pedestres mortos entre janeiro e junho deste ano – uma média de uma morte de pedestre a cada quatro dias.
No mesmo período do ano passado, o número de pedestres que morreram em acidentes de trânsito na região era de 35 – o que, à época, representava um óbito a cada pelo menos cinco dias.
O número de pedestres mortos na região, além de ser maior do que o mesmo período do ano passado, é o maior desde o período pré-pandemia. Em 2019, segundo a série histórica do Infosiga, foram 46 casos nos seis primeiros meses.
De lá para cá, o número no intervalo dos seis primeiros meses passou para 38 em 2020, caindo para 27 em 2021 e voltando a subir no primeiro semestre de 2022, com os 35 óbitos registrados.
São José dos Campos
São José dos Campos, maior cidade da região, contribuiu para o aumento dessa estatística neste ano. Isso porque, segundo o levantamento, os casos na cidade joseense representam 37,8% do total.
Entre janeiro e junho deste ano, o município teve 17 pedestres mortos em acidentes de trânsito. Se comparado com o mesmo período do ano passado, quando somente seis pedestres foram mortos, o número significa um crescimento de 183,3%.
Além disso, o número, no período, é o maior desde o início da série histórica do Infosiga, em 2015. À época, foram 12 mortos nos primeiros seis meses de 2015 — número que se repetiu no mesmo período dos anos seguintes, 2016 e 2017. Em 2018, o número caiu para quatro, subindo novamente para 10 em 2019.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.