Espécie é do tipo pinguim-de-magalhães e pode atingir 70 centímetros e pesar até 6kg. Segundo biólogo, animal deve ter se aproximado da praia para se alimentar. Pinguim é visto nadando perto da orla da praia em Ubatuba, SP
Um pinguim foi visto nadando bem próximo a banhistas na tarde desta segunda-feira (24), na orla da praia da Enseada, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
A cena foi flagrada pela Cassia Hanashiro, moradora de Ubatuba. Nas imagens, o pinguim aparece nadando bem próximo da faixa de areia, parecendo estar brincando nas ondas e chega próximo dos banhistas.
Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo, o animal é da espécie pinguim-de-magalhães. Ele explicou que os pinguins estão em processo de migração da Patagônia, em busca de alimentos e águas mais quentes.
A espécie pode chegar a 70 centímetros de comprimentos e pesar até 6kg. A época em que eles mais aparecem começa em maio e vai até outubro, sendo que os picos são os meses de julho e agosto.
“Os mais jovens têm mais dificuldade e menos resistência para se alimentar, até porque o homem vem tirando alimento do mar. Então muitas vezes eles estão fracos, ele está na água e tem vontade de descansar. Então ele se aproxima da praia, no intuito de sair da praia, mas se a praia está cheia ele fica com medo das pessoas e não sai”, disse Hugo Gallo, oceanógrafo do Instituto Argonauta.
Esses pinguins se alimentam pincipalmente de peixes, polvos, lulas, além de pequenos crustáceos.
Pinguim é visto nadando perto da orla da praia em Ubatuba, SP.
Cassia Hanashiro/ Vanguarda Repórter
Orientações
Diante da abertura da temporada de pinguins no litoral, o Instituto Argonauta fez uma lista com as recomendações necessárias sobre o que fazer caso um deles seja encontrado, seja na água ou na areia.
Confira abaixo:
Se o animal estiver nadando, não se aproxime;
Se ele estiver tentando sair da água, dê espaço, pois ele pode estar cansado;
Se o pinguim estiver na areia, é necessário chamar a equipe de atendimento;
Não puxe o animal, pois ele pode se sentir ameaçado;
Não tente devolvê-lo à água. Se ele veio para a areia, precisa descansar e de cuidados;
Isole a área para manter o animal afastado de curiosos, cachorros e urubus;
Não o coloque em contato com o gelo ou dentro do isopor;
Não estresse o animal e nunca tente alimentá-lo;
Se possível fotografe sem flash. Toda informação é importante para auxiliar na preservação destes animais.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Pinguim é visto nadando perto da orla da praia em Ubatuba, SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.