Escolas em Rio Branco suspendem aulas por causa da fumaça; nível de poluição é alarmante

Os sensores que monitoram a qualidade do ar registraram uma concentração de resíduos tóxicos 45 vezes maior do que o considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde. Vinte e dois mil alunos da rede municipal têm aulas suspensas por causa da fumaça em Rio Branco
Em Rio Branco, as escolas suspenderam as aulas por causa da fumaça.
Vinte e dois mil alunos da rede municipal estão sem aula ao menos até a próxima segunda-feira (9). As escolas estaduais cancelaram as atividades físicas. Nos últimos dias, a cidade está encoberta por uma densa camada de fumaça causada pelos incêndios florestais ocorridos no Acre e nos estados vizinhos.
Os sensores que monitoram a qualidade do ar registraram níveis alarmantes de poluição em Rio Branco. Uma concentração de resíduos tóxicos 45 vezes maior do que o considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde. Para evitar intoxicação pela fumaça, a Secretaria de Saúde do Acre recomendou o uso de máscaras.
“Essa fumaça está terrível. A gente vê que as UPAs estão lotadas. Todo mundo adoecendo”, diz a dona de casa Cleide Gadelha.
O governo do Acre decretou emergência em saúde pública no fim de agosto e reativou a Unidade Sentinela, uma área exclusiva para pessoas com sintomas respiratórios.
“Nossas UTIs pediátricas estão com taxa de ocupação de 60%. Desses 60%, 58% são pacientes respiratórios. Ou seja, nossas medidas estão sendo de forma preventiva e já se antecipando a qualquer situação eventual de agravo. E já estão prontos dez leitos de retaguarda no Hospital da Criança caso haja necessidade”, diz Pedro Pascoal, secretário de Saúde do Acre.
LEIA TAMBÉM
Poluição do ar atinge nível ‘perigoso’ e aulas são suspensas na capital do Acre
Em meio à fumaça, máscaras e umidificadores de ar esgotam em farmácias de Rio Branco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.