Morte de casal de bilionários intoxicados por gás no litoral de SP completa um ano sem desfecho


José Bezerra de Menezes e Luciana Bezerra morreram em 9 de setembro de 2023. Polícia Civil ainda investiga o caso por meio de inquérito, que não foi concluído. Binho Bezerra e a esposa, Luciana Bezerra, foram encontrados mortos em Guarujá (SP)
Reprodução/Redes Sociais
O bilionário José Bezerra de Menezes e a esposa dele, Luciana Bezerra, morreram intoxicados por gás em uma mansão em Guarujá, no litoral de São Paulo, há exatamente um ano. A Polícia Civil ainda investiga o caso por meio de inquérito, que não foi concluído. Enquanto isso, a família vive o luto da perda tão repentina do casal.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
Em 9 de setembro de 2023, Binho Bezerra, como era conhecido o empresário de 66 anos, Luciana, de 62, e a cadela da família foram encontrados mortos pelo filho deles, Rodrigo Passos Bezerra de Menezes. O casal estava em cima da cama de um dos quartos da mansão de um condomínio de luxo.
O vazamento de gás aconteceu em uma casa de máquinas, localizada dentro do imóvel na Praia de Iporanga, no cômodo ao lado do quarto em que estava o casal. Na ocasião, a Polícia Civil informou ao g1 que descartou a hipótese de crime ou de que havia alguma falha no projeto da mansão.
Imagem mostra ‘sala de máquinas’ dentro de mansão onde Binho e Luciana foram encontrados mortos
Reprodução
A corporação informou, à época dos fatos, que a conclusão era de que houve desgaste e falta de manutenção no ‘cano’ de uma máquina, que deu início ao vazamento. No entanto, o inquérito policial ainda seria formalmente finalizado, o que ainda não aconteceu, conforme informado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).
Em nota atualizada, a SSP-SP disse que o caso mencionado segue em investigação por meio de inquérito policial na 3ª Delegacia de Homicídios da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Santos. As diligências prosseguem visando ao esclarecimento de todas as circunstâncias dos fatos. Demais detalhes serão preservados para garantir a autonomia ao trabalho policial.
O g1 questionou à Polícia Civil, que informou estar verificando o motivo da apuração do caso ainda não ter sido finalizada.
A secretaria acrescentou que as investigações buscam esclarecer todas as circunstâncias dos fatos. De acordo com a pasta, outros detalhes serão preservados para garantir a autonomia ao trabalho policial.
Luto
José Bezerra de Menezes e Luciana Bezerra com os filhos
Reprodução
Os familiares e amigos vivem o luto da partida do casal há um ano. Ao g1, Alessandra Bezerra de Menezes, que era cunhada deles, contou que o marido e irmão de Binho, Sérgio Bezerra de Menezes, morreu em 2021, vítima de Covid-19. Segundo ela, foram muitas perdas difíceis para a família.
“Nós éramos todos muito próximos e ninguém esperava por isso”, disse Alessandra. Ela destacou ainda o legado deixado pelo casal.
“Foi lamentável, realmente, perder a Luciana e o Binho que eram pilares e agregadores. Eram elos fortíssimos de amor, família e carinho”
A equipe de reportagem tentou contanto com outros familiares de Binho e Luciana. Alguns deles não retornaram e outros informaram não estarem preparados para comentar a morte do casal.
Relembre o caso
Banqueiro brasileiro listado na Forbes é achado morto junto com esposa
Binho Bezerra e Luciana foram encontrados mortos por Rodrigo Passos Bezerra de Menezes, filho deles, em cima de uma cama em um dos quartos da mansão, segundo boletim de ocorrência obtido pelo g1. O imóvel faz parte de um condomínio fechado de residências na Praia de Iporanga.
De acordo com o boletim de ocorrência, o rapaz contou à polícia ter ido ao quarto dos pais, por volta das 10h, no dia 9 de setembro de 2023. Além de Binho e Luciana, Rodrigo teria encontrado também uma cadela da família morta embaixo da cama deles.
Ainda conforme o registro policial, o jovem pediu ajuda para um médico, que é morador do condomínio. O profissional, segundo o documento, foi ao local e tentou reanimar o casal, mas não conseguiu. A polícia localizou dois funcionários da família na casa.
Segundo a corporação, os corpos não apresentavam sinais de violência. Eles foram velados e sepultados no Cemitério do Morumby, na capital paulista.
Filho se salvou
Empresário Binho Bezerra e a esposa, Luciana Bezerra.
Sistema Verdes Mares
O filho do casal morto por intoxicação de monóxido de carbono sobreviveu ao vazamento de gás porque não estava no mesmo cômodo que os pais. Além dele, outros funcionários estavam na casa. Na época, o g1 ouviu químicos que explicaram como a substância age em ambientes fechados e abertos.
O químico doutor em Ciências da Saúde e pesquisador o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UniSantos, Hirochi Yamamura, explicou que o monóxido de carbono é perigoso em um ambiente fechado, ou seja, com pouca circulação de ar.
“Se a porta do quarto estivesse aberta, provavelmente [o casal] não teria morrido, porque estaria circulando oxigênio ali ainda”, disse. Segundo ele, isso justifica o fato do filho do casal e dos funcionários da casa não terem sido afetados pelo gás.
Segundo o químico e mestre em Engenharia Urbana, Élio Lopes, o monóxido de carbono não oferece riscos em contato com a atmosfera. Já em um ambiente fechado, ele se torna “traiçoeiro” para as pessoas, pois não tem cor nem cheiro, mas é inflamável.
“A pessoa não percebe que está sendo envenenada. Vai sentir um sono profundo, não sente dor, nem nada. Acaba dormindo e morre porque o gás entra no corpo através dos pulmões”, ressaltou Lopes.
O especialista explicou que, após a inalação, o monóxido de carbono passa para a corrente sanguínea. “Então, passa a competir com o oxigênio, que é o que a gente respira. Forma a carboxihemoglobina, ou seja, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte do oxigênio no corpo e a pessoa morre por falta de oxigênio”, ressaltou.
Binho Bezerra
Bilionário cearense foi encontrado morto ao lado da esposa em condomínio de Guarujá (SP)
Divulgação
Binho Bezerra é filho do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Humberto Bezerra, e sobrinho do ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra.
Segundo publicação da revista Forbes em dezembro 2022, Binho Bezerra possuía um patrimônio avaliado em R$ 1,55 bilhão. Na época, ele foi listado como o 205º bilionário brasileiro.
Bezerra era integrante da terceira geração de controladores do BicBanco, hoje CCB Brasil, vendido ao China Construction Bank por R$ 1,62 bilhão, em 2013.
Governador do Ceará
Por meio das redes sociais, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lamentou a morte de Binho Bezerra na época (veja abaixo).
“Binho presidiu o Banco BIC, que foi fundado pelo seu pai, Humberto Bezerra e seu tio, o ex-governador Adauto Bezerra. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares”, escreveu Elmano de Freitas.
Governador do Ceará, Elmano de Freitas publicou mensagem lamentando morte de Binho Bezerra
Reprodução/Redes Sociais
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.