Balanço foi feito pela EDP, responsável pelo fornecer energia elétrica em 19 cidades da região. Polícia flagra furto de energia em hotel em Aparecida, SP
Divulgação/EDP
Um levantamento da EDP, responsável pela distribuição de energia elétrica em 19 cidades da região, detectou que a quantidade dos chamados “gatos” – fraudes em rede de energia – no Vale do Paraíba, seriam capazes de abastecer as cidades de Tremembé, Aparecida e Potim, por um mês.
No primeiro semestre deste ano, foram flagradas 2.573 fraudes na rede elétrica. O número se manteve estável em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 2.599 ocorrências.
A energia recuperada nessa quantidade de foi de 16.400 megawatts-hora (MWh), o que é suficiente para, por exemplo, abastecer Tremembé, Aparecida e Potim por 30 dias.
Somente em São José dos Campos, foram detectadas pouco mais de mil fraudes, o equivalente a 5.610 MWh. Essa quantia é suficiente para abastecer a cidade de Cachoeira Paulista, também por 30 dias.
Litoral Norte
No Litoral Norte, o número de fraudes detectadas no primeiro semestre de 2023 foi 3,9% maior do que no mesmo período de 2022. Foram 666 fraudes com uma média de 10 fiscalizações diárias, nos seis meses iniciais do ano passado.
A energia recuperada nessa quantidade de fraudes foi de 4.074 megawatts-hora (MWh), também com a possibilidade de abastecimento de Cachoeira Paulista por um mês.
‘Gatos’ fazem Vale do Paraíba perder energia suficiente para abastecer três cidades da região por um mês
Reprodução/Inter TV RJ
Fiscalização
Na última semana, um hotel em Aparecida foi flagrado com ligação irregular. Os peritos encontraram alterações nos medidores, que caracterizaram furto com um desvio de 33% de todo o consumo do hotel. A estimativa é de que o estabelecimento tenha desviado mais de R$ 30 mil.
Esse foi o terceiro hotel flagrado pelas operações da EDP e Polícia em Aparecida para identificação de casos de furto de energia nos últimos dias. Em 3 de agosto, dois estabelecimentos foram inspecionados, com as ocorrências de furto confirmadas e prejuízo contabilizado de R$ 100 mil.
Ligações clandestinas e mortes
De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), foram registrados, no ano passado, 756 acidentes envolvendo a rede elétrica, dos quais 270 resultaram em mortes. A ligação clandestina é a quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.
Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.
Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região
‘Gatos’ fazem Vale do Paraíba perder energia suficiente para abastecer três cidades da região por um mês
Adicionar aos favoritos o Link permanente.