Com onda de calor, Taubaté registra 34ºC em pleno inverno e atinge pela segunda vez a maior temperatura do ano


No dia 15 de fevereiro deste ano, a cidade também registrou 34ºC. Previsão é que o calor continue nesta quinta-feira (24), com a região podendo registrar recordes de temperaturas. Com onda de calor, Taubaté registra 34ºC em pleno inverno e atinge maior temperatura do ano.
Joelson Maia /Reprodução
A cidade de Taubaté registrou nesta quarta-feira (23) a maior temperatura do ano, 34°C. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais quente de 2023, até então, ocorreu em 15 de fevereiro, durante o verão, quando os termômetros também marcaram 34°C.
O termômetro de Taubaté é usado pelo Inmet como referência para cidades vizinhas, como São José dos Campos e Pindamonhangaba, por exemplo.
A onda de calor em pleno inverno é decorrente de uma massa de ar quente que está atuando sobre o estado de São Paulo. A previsão é que nesta quinta-feira (24) o calor continue na região, com temperaturas na casa dos 40º.
Além das temperaturas elevadas, a cidade está sem registrar chuva significativa há 67 dias, por isso a umidade do ar prevista até o fim da semana está muito abaixo do ideal em Taubaté e na região de forma geral, o que aumenta consideravelmente o risco de queimadas.
Homem bebendo água no calor.
Rede Amazônica
Veja a previsão de temperaturas para quinta-feira (24) na região:
São José dos Campos
quinta-feira (24):
mínima: 20°C
máxima: 37°C
Taubaté
quinta-feira (24):
mínima: 19°C
máxima: 38°C
Jacareí
quinta-feira (24):
mínima: 19°C
máxima: 37°C
Pindamonhangaba
quinta-feira (24):
mínima: 19°C
máxima: 37°C
Caraguatatuba
quinta-feira (24):
mínima: 17°C
máxima: 43°C
São Sebastião
quinta-feira (24):
mínima: 17°C
máxima: 42°C
Ubatuba
quinta-feira (24):
mínima: 20°C
máxima: 43°C
Ilhabela
quinta-feira (24):
mínima: 19°C
máxima: 41°C
Qual o motivo do calor?
Segundo a Defesa Civil, o calor aumenta nessa semana por conta dos ventos que sopram do noroeste do Estado, o que torna os dias bastante secos, impulsionando uma ‘queda abrupta’ nos índices de umidade relativa do ar em quase todas as regiões.
Devido às condições climáticas, a Defesa Civil alertou para que a população não coloque fogo em áreas de vegetação e não jogue bitucas de cigarro em beiras de rodovias. Além de causar incêndios de grande proporção, a prática é considerada crime ambiental.
A Defesa Civil recomendou ainda que a população se hidrate, beba bastante água e se proteja do sol. Além disso, as pessoas devem evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia.
Na sexta-feira (25), está prevista a chegada de uma nova frente fria, que deve amenizar a sensação de calor na região do Vale do Paraíba.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.