Primeiro registro da doença no Brasil aconteceu no dia 15 de maio, em aves silvestres. Nesta segunda-feira (5) foi registrado o 1º caso de gripe aviária silvestre no estado de SP, com uma ave contaminada na cidade de Ubatuba. Aves da espécie Trinta-réis-real, que foi atingida pela gripe aviária, no Brasil.
Reprodução/Elisa Ilha
A gripe aviária H5N1 teve o 1º caso registrado no estado de São Paulo nesta segunda-feira (5). Uma ave contaminada foi localizada em Ubatuba, no litoral norte. Até agora, 24 focos de H5N1 em aves de espécies migratórias e silvestres (que vivem na natureza) foram infectadas em todo o país.
Atualmente, o mundo vive a maior pandemia da doença, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. No entanto, as aves contaminadas no Brasil são migratórias, e não fazem parte do sistema industrial brasileiro. Isso significa que os frangos e os ovos disponíveis nos supermercados e granjas não foram impactados.
As autoridades estão mobilizadas para evitar que o H5N1 chegue aos aviários do Brasil, que é o principal exportador de carne de frango do mundo, e segundo maior produtor global, atrás somente dos EUA.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o risco de contaminação entre humanos é baixo, mas as ações de prevenção são importantes porque a circulação contínua da doença tem o potencial de gerar mutações no vírus, tornando-o mais contagioso.
Veja perguntas e respostas sobre a doença:
Humanos podem pegar gripe aviária?
Como uma pessoa se contamina?
Quais os sintomas da doença nas pessoas?
Como a doença é diagnosticada?
Existe tratamento?
Tem como se prevenir?
Quais sintomas uma ave com gripe apresenta?
O que é e onde surgiu a H5N1?
Qual é a principal preocupação do Brasil?
1 – Humanos podem pegar gripe aviária?
Sim. Os casos são raros, mas os humanos podem ser infectados pela gripe aviária. As infecções podem acontecer por meio do contato com aves contaminadas, vivas ou mortas. Por isso, não é recomendado tocar e nem recolher aves doentes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a taxa de mortalidade é alta entre os contaminados: por volta de 52%.
De 2003 a abril de 2023, apenas 874 pessoas foram infectadas com H5N1 no mundo. Apesar disso, metade delas (458) morreu.
Voltar ao início.
2 -Como uma pessoa se contamina?
As infecções humanas são adquiridas principalmente através do contato direto com animais infectados ou ambientes contaminados. No entanto, esse vírus ainda não adquiriu a capacidade de transmissão entre humanos, com uma pessoa passando para a outra.
Voltar ao início.
3- Quais os sintomas da doença nas pessoas?
Infecções pelo vírus da gripe aviária podem causar doenças que variam de infecção leve do trato respiratório superior (febre e tosse), produção precoce de catarro, pneumonia grave, sepse com choque, síndrome do desconforto respiratório agudo e até morte.
As pessoas infectadas podem apresentar também sintomas gastrointestinais, náuseas, vômitos, diarreia, conjuntivite e dor de cabeça, dependendo do subtipo.
Voltar ao início.
4- Como a doença é diagnosticada?
Testes laboratoriais são necessários para diagnosticar a infecção humana. Os testes de diagnóstico rápido da gripe (RIDTs) e o PCR são utilizados.
Apesar disso, a orientação é que o morador com suspeita de infecção procure a unidade de saúde mais próxima informando sobre a suspeita, para que os médicos possam seguir com as coletas de amostras, testes de influenza e sigam os protocolos da OMS.
Voltar ao início.
5 – Existe tratamento?
Alguns medicamentos antivirais podem reduzir a duração da replicação viral e melhorar as perspectivas de sobrevida. Em casos suspeitos e confirmados, os inibidores da neuraminidase são prescritos.
O tratamento é recomendado por no mínimo 5 dias, mas pode ser estendido até que haja melhora clínica satisfatória.
Voltar ao início.
6 – Tem como se prevenir?
Algumas medidas podem ser tomadas, como evitar locais fechados e aglomerados. Procurar deixar os espaços bem ventilados e reforçar a higiene das mãos.
É recomendado ainda:
Ao avistar aves doentes acione o serviço veterinário local
Evite o contato próximo e desprotegido com pessoas que apresentem sintomas gripais;
Mantenha os ambientes bem ventilados com porta e janelas abertas;
Evite aglomerações em ambientes fechados;
Pratique higiene das mãos e ter etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar;
Caso precise manipular a ave, use máscara de proteção e luvas, acondicione em uma caixa e comunique as autoridades locais.
Voltar ao início.
7 – Quais sintomas uma ave com gripe apresenta?
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, os sintomas em aves são:
dificuldade respiratória;
secreção nasal ou ocular;
espirros;
andar cambaleante;
pescoço torto;
diarreia;
alterações bruscas no consumo de água e ração nas aves de criação;
redução na produção ou má formação de ovos;
alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.
Voltar ao início.
8 – O que é e onde surgiu a H5N1?
O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves.
Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave).
O H5N1 faz parte do segundo grupo: isso significa que ele é disseminado rapidamente entre as aves e tem um alto índice de mortalidade entre os animais.
A Influenza Aviária foi diagnosticada pela primeira vez em aves em 1878, na Itália. Mas o H5N1 só foi isolado por cientistas mais de 100 anos depois, em 1996, em gansos na província de Guangdong, no sul da China.
No ano seguinte, ocorreu o primeiro registro da doença em humanos, em Hong Kong, segundo um documento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Voltar ao início.
9 – Qual é a principal preocupação do Brasil?
A maior preocupação, neste momento, é evitar que a gripe aviária chegue nas granjas e na criação de aves para a alimentação própria.
Isso porque a gripe aviária se espalha rapidamente entre os animais. Caso ela se dissemine, os animais precisarão ser sacrificados, o que diminuiria a oferta de carne de frango e ovos.
Trinta-réis-de-bando.
Antônio Vilela/Wikiaves
Volta ao início.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Gripe aviária: Humanos podem ser contaminados? Como se prevenir? Veja perguntas e respostas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.