Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito a cidade conta com uma frota de 478.710 veículos com 16 cores diferentes. Dados do Senatran mostram que os veículos pratas são a maioria na cidade
João Delfino/TV Vanguarda
Mais tons neutros e menos cores. O trânsito de São José dos Campos – e do Brasil, está cada vez menos colorido. Na cidade, 70% dos veículos possuem cores neutras e apenas 30% são ‘coloridos’.
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito, a cada 100 veículos de São José dos Campos, 70 são de cores neutras, como prata, preto, branco e cinza. Os números da cidade acompanham os do país, onde 67% dos veículos tem cores neutras.
São José dos Campos tem uma frota de 478.710 veículos, sendo 141.175 coloridos. A maior parte dos automóveis e demais veículos são da cor prata (20,91%). Em seguida, os pretos (19,25%), brancos (16,29%) e cinzas (13,83%) são os preferidos dos motoristas joseenses.
A maior parte dos pontos de cor no trânsito joseense são os veículos vermelhos, que representam 10,97% da frota da cidade. Carros e motos azuis (8,23%), verdes (4,54%) e beges (2,49%) também são os mais comuns na cidade.
Além de carros, os dados da Senatran consideram também motos, caminhonetes, caminhões e outros tipos de veículos.
Menos cor
Não é só São José dos Campos que está com o trânsito tem ficado menos colorido. Segundo os dados da Senatran, branco, preto, prata e cinza são maioria em 95% dos 5.570 municípios brasileiros. Em 2013, eram maioria em 69% das cidades.
Levantamento da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) indica diversidade ainda maior de cores no passado.
Dos 13 mil veículos cadastrados com dado de cor disponível até 1993, a cor mais comum era azul, com 17%. Depois apareciam branco e vermelho, ambos com 16%, verde (11%), bege (10%), cinza (7%) e preto e amarelo, com 6%.
Veja cor predominante dos veículos em sua cidade:
Motivos
A editoria de Economia do g1 ouviu especialistas de tintas automotivas e de operações do setor para explicar o motivo das cores neutras estarem tomando cada vez mais o lugar dos automóveis coloridos.
Entre os motivos apresentados, o custo de produzir um carro de cor neutra comparado ao custo de produzir um automóvel colorido foi umas das principais explicações. É mais barato e rápido colocar cores neutras nas linhas de produção.
Além dos automóveis pratas, os veículos pretos e brancos são os preferidos dos motoristas da cidade
João Delfino/TV Vanguarda
“Facilita muito o trabalho deles, principalmente em carros populares, não ter que ficar trocando a cor da pintura na linha. Quanto menos diversidade, melhor é, garante mais velocidade e menos complicações”, explica Ricardo Vettorazzi, gerente de repintura automotiva da PPG, em entrevista ao g1 Economia.
Outro motivo apresentado para explicar o trânsito menos colorido é a cultura de revenda e preferência dos clientes. É mais fácil revender automóveis com cores neutras, já que os consumidores preferem carros menos extravagantes.
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