Média é de pelo menos 17 ocorrências de queimadas por mês neste ano. Somente em agosto foram 36 ocorrências registradas pela Defesa Civil. Imagem de arquivo – Incêndio de grandes proporções atinge área de mata no Parque Itaim em Taubaté
Divulgação/Defesa Civil
O número de queimadas contabilizadas pela Defesa Civil de Taubaté já representa 60% do total registrado ao longo de todo o ano passado no município – é o que apontam os dados divulgados pela prefeitura nesta terça-feira (5).
De acordo com os números da Defesa Civil, de janeiro a agosto deste ano, o município sofreu com 141 queimadas registradas pelo órgão – número que representa uma média de 17 queimadas por mês.
Ao longo dos 12 meses do ano passado, o município contabilizou um total de 235 ocorrências de fogo em vegetação – o que representou, à época, uma média ainda maior: 19 ocorrências por mês.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Na comparação entre os meses de agosto deste ano e do ano passado, a prefeitura identificou um crescimento de 9% no número de ocorrências. Isso porque, de acordo com os dados da Defesa Civil, foram 36 queimadas no mês passado contra 33 em agosto do ano passado.
Imagem de arquivo – Incêndio de grandes proporções atinge área de mata no Parque Itaim em Taubaté
Reprodução/Defesa Civil
Na comparação entre os oito primeiros meses de cada ano, 2023 apresentou uma queda de 27,7%. Isso porque as 141 ocorrências entre janeiro e agosto deste ano ficaram abaixo das 195 registradas no mesmo período do ano passado.
Segundo a Defesa Civil, a orientação é para que as pessoas não joguem cigarros ou fósforos acesos às margens das avenidas, terrenos e rodovias, assim como não soltem balões e também não queimem folhas secas ou lixos. Para qualquer situação de queimadas, emergências ou desastres, a Defesa Civil atende 24h pelo 199.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Taubaté tem aumento no número de queimadas em vegetação no mês de agosto; veja levantamento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.