Mais de cem quilos de lixo são retirados em praias do Litoral Norte de SP, aponta levantamento


Último balanço do Instituto Argonauta é do mês de julho; Caraguatatuba é a cidade onde mais lixo foram retirados. Situação da Praia do Indaiá, em Caraguatatuba, em julho
Divulgação/Instituto Argonauta
Mais de 100 quilos de lixo foram retirados das praias do Litoral Norte de São Paulo, de acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba. O levantamento faz referência ao mês de julho.
De acordo com o boletim, foram recolhidos 108,4 quilos de lixo. A maior quantidade de resíduos foi registrada em Caraguatatuba, onde foram encontrados 71,3 quilos. Na sequência, vem São Sebastião, com 14,9 kg, Ilhabela, com 14,1 kg, e Ubatuba, com 8,1 kg. Os valores de peso são referentes a uma amostragem do local diária.
O balanço é feito por meio do monitoramento de 130 praias da região, sendo 56 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 28 em Ilhabela.
De acordo com o Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba, é observado toda a faixa de areia e feito o registro fotográfico indicando a situação do local. Há classificação de acordo com a metodologia proposta.
As categorias são: ausente, quando não há evidência de lixo; traço, predominantemente ausente, mas com a presença de alguns itens espalhados; inaceitável, amplamente distribuído com algumas acumulações de lixo, e caótico, pesadamente contaminado com várias acumulações de resíduos.
Nenhuma praias monitoradas foi classificada na categoria “caótico” no período. Mas 11,5% delas foram classificadas como “inaceitável”. Elas estão situadas nas cidades de Caraguatatuba e Ubatuba. As categorias “traços” e “ausente” representaram 43,8% e 44,6% das ocorrências do mês, com registro nos quatro municípios.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.