Cinco mortes violentas foram registradas em agosto, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública. Última vez que o município teve cinco assassinatos foi em março de 2016. Sertão do Perequê-Mirim, em Ubatuba (SP)
Francisco Trevisan
O recente confronto entre a Polícia Militar e homens que atiraram contra a viatura da PM expôs um cenário de violência recente que vive Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
De acordo com o levantamento feito pelo g1 com base nos dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o município registrou o maior número de mortes violentas em um único mês nos últimos sete anos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em agosto deste ano, foram cinco vítimas de homicídios dolosos — aqueles onde há a intenção de matar — e nenhuma vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). A última vez que a cidade registrou um número igual ou superior foi em março de 2016, quando também cinco pessoas foram assassinadas na cidade.
Antes disso, porém, o maior número havia sido registrado em fevereiro de 2012 — há mais de 11 anos. À época, Ubatuba havia contabilizado um total de oito mortes violentas no mês.
A cidade de Ubatuba têm policiamento reforçado devido a período violento
Violência
Desde o dia 26 de setembro, moradores do Sertão do Perequê-Mirim, em Ubatuba, vivem momentos de medo e tensão com a violência. Isso porque, na terça, uma viatura da Polícia Militar foi atingida por pelo menos seis disparos após um tiroteio durante a tarde.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, dois policiais faziam patrulhamento de rotina na estrada do Palhal, quando viram três suspeitos, identificados por envolvimento em crimes na região.
O documento aponta ainda que o trio passou a disparar contra os policiais, que revidaram e também fizeram disparos. A viatura foi atingida por pelo menos seis tiros na parte traseira.
Perequê-Mirim, onde aconteceram casos de violência recente em Ubatuba
TV Vanguarda/Reprodução
Dois dias depois, na noite do dia 29 de setembro, um suspeito foi morto em uma troca de tiros com a PM na Estrada do Palhal, também no Sertão do Perequê-Mirim.
Na data, uma equipe da PM fazia patrulhamento na região, em busca dos criminosos que efetuaram os disparos dois dias antes, quando quatro homens começaram a atirar contra a equipe, que revidou e conseguiu atingir um dos atiradores.
Suspeito é morto em troca de tiros com a PM em Ubatuba; Policiais fizeram 75 disparos
Rafael Góes/Arquivo Pessoal
Ele ficou ferido e morreu. Os outros três conseguiram fugir pela mata do bairro. Nenhum dos agentes foi atingido e teve ferimentos.
Ao todo, os policiais efetuaram 75 disparos, conforme aponta registro da ocorrência. Foram apreendidas oito armas – um fuzil, três pistolas, duas espingardas e dois revólveres (estes dos criminosos) -, que passarão por perícia.
No mesmo dia do tiroteio, um ônibus do transporte público da cidade foi atingido em ataque de criminosos. Ninguém se feriu.
Porta e janela de ônibus ficam destruídas após veículo ser atingido por tiros em Ubatuba, SP.
Verdebus
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Palco de confronto recente entre PM e criminosos, Ubatuba teve mês recorde de violência nos últimos sete anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.