Cabideiras da Padroeira: Conheça as mulheres que mantêm a tradição de vendas de terços no estacionamento do Santuário Nacional de Aparecida


Grupo de 67 mulheres é conhecido por vender terços pendurados em cabides durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida e em outras celebrações religiosas ao longo do ano. Santuário Nacional de Aparecida é local de trabalho para cabideiras que vendem terços
Camilla Motta/G1
A celebração do dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, traz também muitas outras tradições religiosas. As ‘Cabideiras’, nome dado para as mulheres que comercializam terços no estacionamento do Santuário Nacional de Aparecida, é uma delas.
Aproveitando a impulsão do comércio que o feriado traz no maior templo católico do país, o grupo anda com os terços pendurados em cabides, por isso o nome de ‘Cabideiras’.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As mulheres iniciaram as vendas no local desde antes do Santuário Nacional ser murado. Após o fechamento da área, o comércio no estacionamento foi proibido e chegou a ser realizado de forma irregular.
A tradição por trás das vendas de terços no santuário
No entanto, por um olhar social, o grupo de 67 mulheres continua com as vendas no estacionamento da Basílica.
Em entrevista para a TV Vanguarda, a dona Maria, que tem 75 anos e há 46 anos trabalha como Cabideira, se emocionou ao falar de Nossa Senhora Aparecida e da profissão. Ela contou que se sente realizada quando vê as pessoas com um terço.
“Eu sinto uma paz, uma benção. Nosso mundo precisa muito de oração. Eu sinto bem, porque quanto mais o povo reza, melhor é, para o nosso povo ser mais unido e ter saúde. Eu rezo pelo mundo inteiro e agradeço cada momento”, disse emocionada.
A venda de terço feita pelas Cabideiras é tradicional e também é uma alternativa para os turistas que querem levar ‘lembrancinhas’ da visita ao Santuário.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina
.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.