Data em que a Padroeira do Brasil é celebrada, 12 de outubro, aumenta as buscas pela Santa. Imagem original de Nossa Senhora Aparecida
Thiago Leon/Santuário Nacional
As buscas na internet por temas relacionados à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, aumentam consideravelmente com a chegada da data em que ela é celebrada: 12 de outubro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o Google Trends, ferramenta que mostra a evolução de buscas por uma determinada palavra-chave, as cinco principais dúvidas relacionadas à história da Santa são:
Como foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida?
Quando foi proclamada padroeira do Brasil?
Qual é a história dos milagres atribuídos a Nossa Senhora Aparecida?
Qual é o significado da imagem de Nossa Senhora Aparecida?
Qual a importância da imagem de Nossa Senhora Aparecida para o Brasil?
Confira abaixo as respostas para cada uma das repostas:
1. Como foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida?
A imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em outubro de 1717 pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, no Rio Paraíba do Sul.
Na ocasião, o trio havia sido encarregado de conseguir peixes para um banquete na Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, que recebia a visita de Dom Pedro de Almeida Portugal. Durante a pesca, o grupo encontrou a imagem quebrada no rio.
Imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul em 1717
Divulgação/Arquidiocese de Aparecida
Não se sabe ao certo quanto tempo exatamente a imagem original ficou submersa no Rio Paraíba do Sul e nem como ela foi parar lá – a principal hipótese, nesse caso, é que tenha sido descartada por alguém por estar quebrada.
Apesar disso, é certo que, em sua origem, a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Como foi ‘aparecida’ (no sentido de encontrada), no entanto, tem até hoje como nome oficial Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Voltar ao início
2. Quando foi proclamada padroeira do Brasil?
O pedido para que a Igreja Católica proclamasse Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aconteceu em setembro de 1929, quando a Santa já tinha milhares de devotos no país, e foi feito pelo Cardeal Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, arcebispo do Rio de Janeiro – então capital – e pelo reitor do Santuário Nacional, Padre Antão Jorge Hechenblaickner.
No dia 16 de julho de 1930, o papa Pio XI finalmente assinou um decreto que proclamou Nossa Senhora Aparecida como a padroeira da nação.
Celebração marcou a proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil
CDM/ Santuário Nacional
Um evento especial foi celebrado para oficializar a proclamação. Ele aconteceu no dia 31 de maio do ano seguinte, 1931, no Rio de Janeiro. Essa foi a primeira vez que a imagem original saiu de Aparecida desde que foi encontrada em 1717.
A cerimônia aconteceu Esplanada do Castelo, na Baía de Guanabara, e contou com a participação do presidente do Brasil, Getúlio Vargas.
O presidente Getúlio Vargas participou da celebração de proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil
CDM do Santuário de Aparecida
O reconhecimento oficial por parte do governo federal, no entanto, aconteceu no dia 30 de junho de 1980, com a leia que decretou o dia 12 de outubro como feriado nacional “consagrado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.”
Voltar ao início
3. Qual é a história dos milagres atribuídos a Nossa Senhora Aparecida?
O primeiro milagre atribuído à Nossa Senhora Aparecida aconteceu justamente quando a imagem original foi encontrada pelos pescadores, em 1717.
De acordo com testemunhos da época, o grupo enfrentava dificuldades para encontrar peixes no rio para o banquete que seria feito a Dom Pedro de Almeida Portugal.
Imagem de arquivo – Santuário Nacional de Aparecida
Léo Nicolini
Após o encontro da imagem, no entanto, os pescadores teriam conseguido encher a rede com peixes. A fartura teria sido tão grande, que eles tiveram que fazer várias viagens para levar os pescados até a margem do rio.
Outro milagre atribuído à Padroeira do Brasil é o das velas. Fiéis relatam que, durante uma reza aos pés da imagem original em um altar na aldeia de pescadores, as velas do local fiéis teriam se apagado repentinamente, mesmo sem vento ou sem qualquer outra circunstância.
Uma devota teria se levantado para acender novamente as velas, mas antes que pudesse se aproximar do altar, as chamas das velas teriam se reacendido sozinhas. A situação foi atribuída como uma intercessão da Santa.
O terceiro milagre teria acontecido em 1874. Uma menina cega conheceu a história da pesca e se encantou por Nossa Senhora Aparecida. Por conta disso, a família, que era de outro local do país, decidiu visitar a cidade do interior de São Paulo para ficar próximo da Santa.
Durante o trajeto, quando estava chegando à Aparecida, a garota teria conseguido enxergar a capela dedica à Santa e, desde então, não tem mais nenhuma deficiência visual.
12 de outubro na Basílica de Aparecida, SP
Thiago Leon/Santuário Nacional
Outro milagre famoso também teria acontecido no século XIX, quando um menino de apenas três anos foi salvo após cair no Rio Paraíba do Sul.
Segundo o relato de devotos, o garoto estava brincando em um barco, quando caiu na água. A família, que presenciou a queda, rezou para Nossa Senhora Aparecida e, de repente, menino começou a boiar.
Os parentes conseguiram retirá-lo da água e notaram que ele não teria engolido uma gota de água sequer.
Leia mais detalhes das histórias e outros milagres atribuídos à Santa
Voltar ao início
4. Qual é o significado da imagem de Nossa Senhora Aparecida?
A imagem original de Nossa Senhora Aparecida fica no Santuário Nacional, em um nicho com vidro blindado e a cerca de quatro metros do chão.
Passagem no nicho que abriga imagem de Nossa Senhora Aparecida é uma das principais atrações
Carlos Santos/G1
Apesar disso, diversos devotos gostam de ter uma imagem semelhante à original em casa, representando a intercessão e oração (mãos postas) da Santa no lar.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida
Leonardo Barreto/ g1
De acordo com o Santuário Nacional de Aparecida, Maria, mãe de Jesus (nesse caso, Nossa Senhora Aparecida), é modelo de fé e suas virtudes devem ser imitadas pelos devotos – por isso, muitos fiéis gostam de dedicar um espaço em casa à padroeira.
Voltar ao início
5. Qual a importância da imagem de Nossa Senhora para o Brasil?
Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil e considerada a protetora do país. Por conta disso, a Santa é muito requisitada por fiéis que precisam de ajuda em momentos difíceis e de aflição.
Diversos devotos que pedem ajuda à Santa costumam fazer promessas. Esse é um dos principais motivos, inclusive, das centenas de romarias ao santuário que acontecem nesta época do ano.
Portanto, Nossa Senhora Aparecida é um dos principais símbolos de fé no país.
Fiéis lotam Santuário Nacional para celebrar dia de Nossa Senhora Aparecida
Léo Nicolini/ Gabriela Malagutti/Gustavo Marcelino
Voltar ao início
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Saiba as respostas das principais dúvidas pesquisadas na web sobre Nossa Senhora Aparecida
Adicionar aos favoritos o Link permanente.