Aparecida não se chama Aparecida do Norte; entenda confusão com o nome da cidade


Destino turístico, cidade no Vale do Paraíba atrai milhões de visitantes anualmente por causa do Santuário que leva o nome da santa considerada a padroeira do país. Santuário Nacional de Aparecida tem fachada com mosaico gigante que retrata cenas bíblicas
Gustavo Marcelino
Destino turístico religioso famoso no país todo por causa do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a cidade que leva o nome da santa da igreja católica não se chama Aparecida do Norte, como muito se fala.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Oficialmente, a cidade localizada no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, chama-se apenas Aparecida — mesmo. O complemento “do norte”, que faz muitas pessoas acharem ser este o nome oficial da cidade, tem origem na instalação da ferrovia entre São Paulo e Rio de Janeiro, que passa pela cidade e começou suas operações em 1877, como explicado pelo site da prefeitura.
A princípio, a ferrovia era chamada de Estrada de Ferro do Norte. E, como explica a prefeitura, Dom Pedro II pediu para que fosse construída a “Estação de Aparecida”.
Estação Aparecida
Divulgação/Prefeitura de Aparecida
Além da ferrovia, a localização “ao norte” da capital São Paulo, de onde partiam os visitantes rumo ao Rio de Janeiro, também ajudou a reforçar o nome “Aparecida do Norte”. É o que explicou José Felício Goussain Murade, pesquisador da cultura popular e professor de comunicação na Universidade de Taubaté (SP), em entrevista ao g1 Vale do Paraíba em 2017.
“Aparecida passou a ser chamada popularmente de Aparecida do Norte por causa da antiga estação de trem entre São Paulo e Rio de Janeiro. O embarque de passageiros na capital paulista tinha como destino o Rio de Janeiro, mais ao norte do país do que São Paulo. E esse trajeto passava por Aparecida. Daí veio o nome ‘Aparecida do Norte’, que ia sentido norte”, disse ele na época.
Um outro empurrão para o apelido foi a música “Aparecida do Norte” nas vozes da dupla Tonico & Tinoco, como explica o site da prefeitura.
Imagem original de Nossa Senhora Aparecida recebe novo manto.
Thiago Leon/Santuário Nacional
Nossa Senhora Aparecida é considerada a santa padroeira do Brasil e sua data é celebrada em 12 de outubro, feriado nacional e mesmo dia em que se comemora o dia das crianças.
A população da cidade de Aparecida chegou a 32.569 pessoas no Censo de 2022. As visitas ao santuário, principal atração da cidade, voltaram a crescer no ano passado, após dois anos em baixa por causa da pandemia de Covid.
Confira o número de devotos que visitaram o santuário nos últimos anos:
2019: 11.963.635
2020: 3.371.127
2021: 5.014.815
2022: 8.066.690
Maior que Cristo Redentor: veja como é o monumento gigante em homenagem à Nossa Senhora
Nova atração
Para 2023, uma outra atração promete movimentar o turismo na cidade: uma estátua de 50 metros da santa. A inauguração do monumento, que é 12 metros maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, aconteceu no último o sábado (7).
A estátua fica no bairro Itaguaçu em um espaço aberto para visitação das 6h às 23h e a entrada é gratuita. A região onde o monumento foi colocado fica a cerca de três quilômetros distante do Santuário Nacional de Aparecida.
Instalada em uma parte alta da cidade, é possível ver a estrutura gigante de longe, a pelo menos seis quilômetros longe do local. Por enquanto, a área tem sido administrada pelo artista Gilmar Pinna, responsável pela produção da estátua e não tem relação com o Santuário.
Estátua de 50 metros de Nossa Senhora é inaugura em Aparecida
Laurene Santos/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.