Região ainda teve aumento no número de furtos de veículos, estupros e tentativa de homicídio. Dados foram divulgados pela SSP nesta quarta-feira (25). Vale chegou a 258 mortes violentas no ano, aponta SSP
Reprodução/Getty Images
Um assassinato a cada 25 horas: essa é a média registrada pelo Vale do Paraíba nos nove primeiros meses deste ano, após contabilizar 258 assassinatos e liderar a lista de regiões mais violentas do interior paulista.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Somente em setembro, segundo os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgados nesta quarta-feira (25), 31 pessoas foram assassinadas na região – segundo maior número em um mês neste ano, considerando as vítimas de homicídios dolosos e latrocínios, que são os roubos seguidos de morte.
Com as 258 mortes no ano, o Vale do Paraíba continua no topo da lista das regiões do interior de São Paulo com mais assassinatos em 2023 – com 63 mortes a mais que a região de Ribeirão Preto, segunda colocada no ranking (veja a lista abaixo).
REGIÕES DO INTERIOR COM MAIS ASSASSINATOS EM 2023:
Vale do Paraíba: 258
Ribeirão Preto: 195
Piracicaba: 177
Campinas: 175
Sorocaba: 140
Baixada Santista: 117
São José do Rio Preto: 89
Bauru: 84
Araçatuba: 59
Presidente Prudente: 55
Além dos 31 assassinatos contabilizados em setembro, a região ainda teve outros dois meses com pelo menos 30 mortes violentas registradas: em janeiro foram 30 assassinatos e, em agosto, 32.
Taxa de homicídios por 100 mil habitantes
Vale reforçar que esses dados são números absolutos de vítimas, divulgados todos os meses pela Secretaria de Segurança Pública, sem levar em conta o tamanho da população de cada município.
Essa taxa de homicídios por 100 mil habitantes só é divulgada anualmente, com os dados do ano anterior. Na tabela abaixo, divulgada em janeiro deste ano, é possível ver os índices de mortalidade nas maiores cidades do Vale do Paraíba referentes a 2022:
TAXA DE HOMICÍDIOS EM 2022
Em todo estado, a taxa em 2022 foi de 6,44 mortes por 100 mil habitantes.
Nas outras cidades da região esse índice não é divulgado. Segundo o site da SSP, “os dados não são disponibilizados devido à grande variabilidade nas taxas de homicídios dolosos. Esta variação é decorrente de flutuações naturais que ocorrem nos dados, quando se trabalha com número pequeno de eventos, o que prejudica o dimensionamento do fenômeno, podendo levar a conclusões equivocadas sobre o aumento ou queda.”
Vale do Paraíba chega a 258 assassinatos no ano e segue como região mais violenta do interior de SP.
André Nascimento/g1
Outras estatísticas
Ainda de acordo com a SSP, considerando os nove primeiros meses deste ano, o Vale do Paraíba teve aumento em outras estatísticas, como, por exemplo, o número de estupros, furtos de veículos, lesão corporal dolosa e tentativa de homicídio.
Segundo os dados da secretaria, o número de estupros registrados entre janeiro e setembro deste ano na região subiu 16,8%. Isso porque, em 2022, haviam sido contabilizados 530 estupros na região até setembro. Neste ano, no mesmo período, foram 619.
Já o número de tentativa de homicídio também cresceu: 12,5%. De acordo com o levantamento, foram 264 tentativas registradas nas cidades da região entre janeiro e setembro de 2022 contra 297 no mesmo período deste ano.
Os furtos de veículos também aumentaram na região. Após contabilizar 2.072 casos nos nove primeiros de 2022, a região teve 2.178 neste ano — o que resultou em um crescimento de 5,12%.
O número de lesões corporais dolosas subiu 4,7%, segundo a SSP. Na região, em 2022, foram 5.985 registros, enquanto neste ano, no período entre janeiro e setembro, foram contabilizados 6.265 casos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Vale do Paraíba chega a 258 assassinatos no ano e segue como região mais violenta do interior de SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.