Vale do Paraíba e região bragantina fecham outubro com 5,2 mil empregos gerados e têm melhor saldo positivo desde 2021


Dados do Caged foram divulgados nesta terça-feira (28) e mostram que a região acumula um total de 26,3 mil novos empregos criados neste ano. Região teve o melhor saldo positivo do emprego desde novembro de 2021
Divulgação
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho, mostram que o Vale do Paraíba e a região bragantina geraram, no mês de outubro, mais de 5,2 mil novos postos de trabalho.
De acordo com o balanço, foram 5.273 novos empregos criados no mês passado. O número é 33,1% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando a região fechou com 3.962 novos postos de trabalho.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O saldo positivo também é o maior em um único mês desde novembro de 2021, quando a região ainda enfrentava a pandemia da Covid-19. Na ocasião, segundo os dados do Caged, a região havia criado 6.934 novos empregos (veja gráfico abaixo).
Com os mais de 5 mil empregos gerados no mês passado, a região chega a um total de 26.314 empregos formais criados nos 10 primeiros meses de 2023. O número, contudo, é 19,4% menor do que o acumulado no mesmo período do ano passado, quando foram gerados 32.642 empregos.
Setores
Quem puxou a geração de empregos na região em outubro foi o setor de serviços, que acumulou 3.379 empregos com carteira assinada. O comércio aparece em segundo lugar, com 1.066 novos postos de trabalho em outubro.
A lista ainda conta com a indústria, que gerou 434 novos empregos na região, seguida da construção civil, que fechou outubro com um saldo positivo de 420 novos empregos. O setor da agropecuária foi o único a encerrar outubro com um saldo negativo de -26 empregos.
Setor de serviços foi o que mais gerou empregos na região em outubro e no acumulado de 2023
Reprodução/TV Globo
No acumulado de janeiro a outubro deste ano, todos os setores levantados pelo Caged tiveram saldo positivo, sendo que o setor de serviços também lidera, com um total de 15.772 empregos formais gerados neste ano.
A indústria aparece em segundo lugar, com 4.497 empregos criados neste ano, seguida pela construção civil, com saldo positivo de 3.457 novos postos de trabalho.
O comércio acumula 2.319 empregos gerados nos 10 primeiros meses deste ano, enquanto a agropecuária soma 269 novos empregos criados na região.
São José dos Campos liderou a geração de empregos na região em outubro
Claudio Vieira/PMSJC
Cidades
Dos 5.273 empregos gerados na região em outubro deste ano, somente nove cidades tiveram saldo negativo. São elas: Igaratá (-29), Cachoeira Paulista (-21), Nazaré Paulista (-20), Campos do Jordão, Natividade da Serra e Santo Antônio do Pinhal (-7 cada), além de Arapeí, Jambeiro e Piquete, com -1 cada.
Por outro lado, São José dos Campos encabeçou a geração de novos empregos formais na região no mês passado. De acordo com os dados do Caged, foram 1.842 novos postos de trabalho na cidade em outubro.
Em segundo lugar aparece Taubaté, que acumulou 958 empregos formais criados em outubro, seguida de Pindamonhangaba (420), Bragança Paulista (375), Ubatuba (349), Jacareí (254) e Guaratinguetá (177).
Veja o saldo do emprego por cidades em outubro
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.