Famílias retiradas de áreas de risco em Ubatuba são levadas para abrigo improvisado em ginásio


Moradores do Morro do Fórum começaram a desocupação das casas na manhã desta terça-feira (28), após determinação da Justiça, que entende o local como área de risco. Famílias retiradas de áreas de risco são levadas para abrigo improvisado em ginásio em Ubatuba
João Mota/TV Vanguarda
As famílias que precisaram desocupar o Morro do Fórum, em Ubatuba (SP), depois de uma decisão judicial, foram levadas para um abrigo improvisado em um ginásio esportivo, onde passarão os próximos dias.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Moradores começaram a deixar as casas do bairro na manhã desta terça-feira (28). Uma decisão da justiça, que entende o local área de risco, determinou a desocupação e demolição imediata dos imóveis – leia mais detalhes abaixo.
As primeiras pessoas que deixaram o Morro do Fórum já estão no ginásio Benedito Pinho Filho, conhecido como Tubão. Até às 12h, eram cerca de 20 famílias abrigadas no local – 32 adultos e 25 crianças, totalizando 57 pessoas.
A expectativa é que, até o fim de tarde, o número aumente, já que cerca de 170 famílias estão sendo obrigadas a sair das casas onde moravam no Morro do Fórum.
Famílias retiradas de áreas de risco são levadas para abrigo improvisado em ginásio em Ubatuba
João Mota/TV Vanguarda
Barracas e colchões estão espalhados pelo ginásio. Os moradores relataram que o local é quente e abafado por conta das telhas da estrutura. Não há tomadas, para carregar celular ou ligar ventiladores, por exemplo. A estrutura conta com dois banheiros, sendo um masculino e um feminino.
Desde o início da manhã, equipes da prefeitura estão na quadra para cadastrar as famílias. Esse cadastro será usado para a gestão municipal analisar quais delas terão direito a auxílio aluguel. Em Ubatuba, esse benefício tem o valor de um salário mínimo, que é de R$ 1.550 no Estado.
De acordo com a prefeitura, uma operação com assistentes sociais, psicológicos, profissionais da saúde e recreadores têm dado suporte no ginásio. A gestão afirma que há também alimentação disponível.
Famílias retiradas de áreas de risco são levadas para abrigo improvisado em ginásio em Ubatuba
João Mota/TV Vanguarda
O g1 entrou em contato com a administração municipal e questionou até quando a estrutura do ginásio ficará disponível para os moradores e o que será feito com eles depois desse prazo.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Famílias deixam o Morro do Fórum em Ubatuba, após decisão da Justiça
Operação de desocupação
Moradores do Morro do Fórum, em Ubatuba, iniciaram a desocupação das casas do bairro na manhã desta terça-feira (28), após determinação da Justiça. Ao todo, 173 famílias moravam no local, considerado área de risco.
Moradores do Morro do Fórum, em Ubatuba, começam a desocupar área após determinação da Justiça
João Mota/TV Vanguarda
Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Polícia Militar participam da ação para retirada dos moradores do bairro. A retirada dos moradores acontece de maneira pacífica. A previsão é de que todas as famílias deixem a área até o meio da tarde.
O trabalho cumpre uma determinação da Justiça para imediata desocupação e demolição de casas da área. Na última sexta-feira (24), a Justiça negou pedido da Defensoria Pública para prorrogar o prazo para desocupação – entenda abaixo.
A desocupação da área estava prevista para esta segunda-feira (27), mas foi adiada. Durante o período da tarde, uma reunião entre Polícia Miliar, Assistência Social, Conselho Tutelar, Defesa Civil e liderança do núcleo aconteceu para definir os detalhes para a desocupação nesta terça-feira (28).
De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, os moradores que não tiverem para onde ir estão sendo levados emergencialmente ao ginásio.
Moradores do Morro do Fórum, em Ubatuba, começam a desocupar área após determinação da Justiça
João Mota/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.