‘Mini gênio’: Com QI de 142, garoto de 3 anos recebe convite para integrar sociedade internacional de superdotados


Morador do Litoral Norte de São Paulo e estudante de escola pública, Theodoro recebeu o convite na última semana. Ao g1, mãe falou sobre o orgulho do pequeno e como percebeu a inteligência acima da média do menino. Com QI de 142, Theodoro recebeu convite para ingressar sociedade internacional de pessoas superdotadas
Arquivo pessoal
Um garoto de apenas três anos de idade, morador de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, foi aprovado para ingressar uma sociedade renomada de pessoas com alto QI após marcar 142 pontos em um teste para medir a inteligência.
O ‘mini gênio’ é Theodoro Oliveira Alves que, aos três anos, conseguiu a aprovação em uma das mais renomadas entidades de pessoas com QI alto: a Intertel.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A aprovação e o desenvolvimento do menino foi motivo de orgulho para toda família e a mãe, Alice Almeida Barbosa Alves, contou como começou a perceber que Théo era diferenciado.
“Foi uma sequência. As letras, os números, depois foram as frutas, as cores e só foi evoluindo. Em seguida foram formas geométricas, matemática, leitura. O inglês foi bem no momento das letras”, explicou.
Moradores do bairro de Itaquanduba, Théo e a família receberam, na última semana, uma carta da Intertel, comunicando a aprovação e a pontuação: 142 pontos no teste SON-R.
Com QI de 142, Theodoro recebeu convite para ingressar sociedade internacional de pessoas superdotadas
Arquivo pessoal
“O Teodoro é um menino superdotado. Um dos mais superdotados do mundo. O QI dele, apenas 0,001% da população mundial tem. A gente está muito feliz porque ele foi aceito em uma alta sociedade de alto QI”.
Segundo a mãe, os primeiros sinais de que Théo tinha habilidades excepcionais foram notados quando o garoto tinha apenas 1 ano de idade. De lá para cá, o desenvolvimento foi aumentando.
“Na química, ele ainda está desenvolvendo os conhecimentos, não está algo fixo. Não é um hiperfoco. É interessante ressaltar que os hiperfocos do Theodoro variam. O perfil do Theodoro na superdotação é acadêmico e os hiperfocos variam, o que significa que não são hiperfocos fixos”, explicou a mãe.
“Ao mesmo tempo que ele está fissurado pelos planetas, se surgir um assunto muito mais interessante para ele, ele muda. Ele vai pulando de assunto em assunto, ele absorve ao máximo de um assunto, cansou do assunto, vai para outro e assim vai indo”, completou.
O ‘mini gênio’ Theodoro e os pais
Arquivo pessoal
Atualmente, Theodoro estuda em uma escola pública infantil de Ilhabela: a EMEI Profª Severina Barbosa de Faria, no bairro Itaguassu, frequentando a escola em horário integral, de segunda a sexta-feira.
A superdotação de Théo fez com que a mãe criasse uma rede social para compartilhar a rotina do garoto. Atualmente, o perfil de Théo na internet conta com mais de 1,5 mil seguidores.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.