Exercícios buscam aumentar as chances de sucesso nas ações de contingências A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, iniciou no mês de novembro uma série de Simulados de Evacuação de Área de Risco’, realizados de Costa Norte à Costa Sul do município, passando pelos bairros Boraceia, Juquehy, Boiçucanga, Maresia, Olaria, Morro do Abrigo e Canto do Mar.
Os exercícios simulados tem como objetivo preparar as comunidades para situações de emergência como deslizamento ou escorregamento de terra, alagamentos, entre outras situações de risco. Além disso, também ratificam o papel, a responsabilidade e a importância de cada ator institucional que deve atuar de forma integrada nas ações de prevenção e resposta a desastres.
Prefeitura de São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião
Há diversas formas de promoção de simulados porque devem atender as muitas possibilidades sob tensão e tempo; podem ser parciais ou representar situações que demandam a ativação completa de um plano de contingência. Os parciais avaliam apenas uma parte ou aspecto do plano, como o tempo de remoção das famílias para abrigos ou o tempo de chegada das equipes de apoio.
A Defesa Civil atua antes, durante e depois de desastres, realiza ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas. Dentre seus muitos objetivos, vale destacar alguns: reduzir os riscos e os danos sofridos pela população; providenciar documentos e meios para a recuperação rápida e mais segura das estruturas afetadas pelos desastres; identificar os riscos existentes e as comunidades vulneráveis; e restabelecer a normalidade social.
Para esses simulados, participam, junto com a Defesa Civil, colaboradores das secretarias de Segurança Urbana (SEGUR), Polícia Municipal e Departamento de Trânsito, de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), da Educação (SEDUC), de Governo (SEGOV), de Saúde (SESAU) – com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para recolher os animais, de Serviços Públicos (SESEP) e da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), além do Fundo Social.
PLAMCON
O Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLAMCOM, que está passando por sua quinta atualização, sendo revisado de tempo em tempo, compreende as diversas necessidades, corrige distorções e aproxima medidas.
O prefeito de São Sebastião, Filipe Augusto, tem determinado diversas providências para sua eficácia, assim como tem providenciado investimentos em aquisições de equipamentos que aumentam a capacidade de respostas do Município, da mesma forma que tem articulado cursos, palestras, simpósios e treinamentos diversos e próprios para a qualificação de pessoal, com objetivo claro e definido de tornar a Defesa Civil do município ainda mais estruturada, e, para isso, conta com interlocução direta junto ao governador Tarcísio de Freitas, e com todo apoio institucional e operacional da inteligência e serviços da Defesa Civil do Estado.
“Importante destacar que o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social é o que está na ordem do dia de nossa Administração”, definiu o prefeito.
“O objetivo é sempre o de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres, especialmente para que não tenhamos mais que vivenciar a amarga experiência que tivemos com as chuvas de fevereiro, principalmente sobre a região da Costa Sul”, finalizou o prefeito Felipe Augusto.
A Defesa Civil atua antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas: Prevenção; Mitigação; Resposta; Recuperação.
Defesa Civil de São Sebastião organiza simulados para preparar comunidades para chuvas de verão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.