Levantamento do Instituto Sou da Paz mantém São Sebastião como a cidade mais segura do Litoral Norte


Município investe em tecnologia avançada de monitoramento Estudo divulgado pelo Instituto Sou da Paz com análise do Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) aponta que o município de São Sebastião apresentou uma melhora em relação à segurança em 2022 quando comparado com 2021. Do Litoral Norte, das cidades com mais de 50 mil habitantes, é a que está melhor pontuada.
Prefeitura de São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião
O IECV analisa crimes contra a vida (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro), e crimes patrimoniais (roubos – outros, roubos – veículos e roubos – carga). Esses dados são compilados a partir dos números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).
Conforme o levantamento, que em 2022 teve uma nova dinâmica, com indicadores específicos para 12 municípios do Litoral Paulista, visando ter um Raio-X das ocorrências durante e pós-temporada de verão, quando o fluxo de pessoas praticamente triplica, a posição de São Sebastião também é de destaque.
Isso porque, em 2021, quando comparado com o IECV geral e o IECV Litoral, a posição de São Sebastião foi, respectivamente, 11ª e 14ª. Já em 2022, passou para 20º e 22º lugar. Quanto mais longe dos das primeiras colocações, menor o índice de violência, conforme o Instituto da Paz.
Para melhorar cada vez mais a segurança no município, a administração pública tem investido no setor. Prova disso, é o sistema de monitoramento na cidade que conta com mais de 1.500 câmeras, das quais 592 estão estrategicamente localizadas em prédios públicos como escolas e unidades de saúde, ao longo do município, especialmente nas divisas com Caraguatatuba, ao norte, e Bertioga, ao sul.
O comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, explica que essas câmeras formam a chamada ‘Muralha Eletrônica’, ou seja, cada veículo que passa por ela, tem sua placa lida no Centro de Operações Integradas (COI). “São 12 câmeras OCRs pela cidade e se houver qualquer apontamento, como fruto de roubo, furto, de foragido, o sistema aponta e nossos policiais são acionados para fazer a abordagem”.
O prefeito Felipe Augusto também tem investido na aquisição de equipamentos com armas de porte longo, 9mm, e viaturas, além de investimentos em capacitação e criação de inspetorias que setorizam o atendimento. “Para 2024, vamos investir ainda mais na nossa segurança pública, mantendo São Sebastião como a cidade cada vez mais segura para a população e para quem vem nos visitar”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.