PM e moradores se envolvem em confusão no Parque do Banhado em São José dos Campos, SP


Confusão aconteceu durante tentativa de demarcação da área do Parque do Banhado. PM e moradores se envolvem em confusão no Parque do Banhado em São José dos Campos, SP
Policiais Militares e moradores do Jardim Nova Esperança, no Banhado, se envolveram em uma confusão na manhã desta quarta-feira (20) em São José dos Campos (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A confusão aconteceu durante tentativa de demarcação da área, que deve indicar quantas famílias serão atingidas pela decisão da Justiça que determina a remoção imediata dos moradores do Parque do Banhado – veja mais abaixo.
Imagens registradas pela reportagem da Rede Vanguarda mostram o momento do confronto, em que policiais e moradores chegaram a trocar agressões. Não há informações de feridos. Às 10h, não havia mais confronto.
Confusão entre moradores e policiais militares no Banhado, em São José dos Campos
José Eymard/ TV Vanguarda
Na segunda-feira (18), uma confusão já havia impedido a realização da demarcação na área do Banhado. O trabalho chegou a ser iniciado, mas foi suspenso após moradores questionarem a demarcação alegando que não haviam sido notificados anteriormente.
*Reportagem em atualização
Polícia Militar no Banhado em São José dos Campos
José Eymard/ TV Vanguarda
Disputa judicial
Desde 2012, quando o Parque Nacional Natural do Banhado foi criado, a Prefeitura de São José dos Campos e os moradores do Jardim Nova Esperança travam uma disputa na Justiça. A unidade de conservação ocupa cerca de um terço de toda a área do Banhado.
No último sábado (16), o Tribunal de Justiça determinou remoção imediata das famílias do Jardim Nova Esperança. A decisão ainda autoriza o uso de reforço policial para a ação, caso seja necessário.
O documento ainda cita “risco de dano irreparável ou de difícil reparação” e alega que esse risco “está consubstanciado na possibilidade de intensificação da ocupação e dos danos ambientais em área de grande relevância ambiental”.
Na terça, a Defensoria Pública ingressou com recurso pedindo a anulação da decisão. Ainda não há resposta do Judiciário. No documento, a Defensoria cita que “o julgamento padece de vícios procedimentais que tornam o acórdão nulo”.
Justiça autoriza remoção imediata de moradores do Banhado
Ação prevista para 2024
Em coletiva realizada nesta segunda-feira (18), o prefeito Anderson Farias (PSD) afirmou que a remoção das famílias deve acontecer somente em 2024.
Ainda na coletiva, no entanto, o prefeito informou que pode antecipar a desocupação, caso os moradores resistam.
“Eu recebi a informação de que eles (os moradores) vão subir, ir para a Praça Afonso Pena… Isso eu não vou admitir, aí eu mudo meu prazo, assim eu antecipo (a desocupação), porque não é justo”, afirmou o prefeito, se referindo a possíveis protestos por parte dos moradores do Banhado.
Banhado é uma área de proteção ambiental, onde não poderiam ter sido construídas edificações
Claudio Vieira/Prefeitura SJC
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.