Às vésperas do Natal, Inmet emite alerta de chuvas intensas no Vale do Paraíba e região bragantina


Todas as cidades da região foram incluídas no alerta amarelo, de chuvas intensas. Além disso, outras cidades também estão incluídas no alerta laranja, para tempestade. Alerta do Inmet prevê tempestade em cidades da região
Léo Nicolini/g1
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, nesta sexta-feira (22), um alerta para chuvas intensas em todas as cidades do Vale do Paraíba e região bragantina. O alerta é válido até às 10h deste domingo (24).
O alerta é de nível amarelo, classificação que aponta a previsão de ‘perigo potencial’. Há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o alerta, existe ainda um risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As orientações do Inmet para situações assim são as de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, além de, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Alerta laranja
Além do alerta amarelo emitido nesta sexta-feira, algumas cidades da região também têm alerta laranja para tempestades, também emitido pelo Inmet. O alerta é válido das 12h desta sexta (22) às 10h deste sábado (23).
Das 46 cidades da região, somente 18 ficaram de fora do alerta laranja, considerado ‘perigo’. São elas:
Atibaia
Bom Jesus dos Perdões
Bragança Paulista
Caraguatatuba
Cunha
Ilhabela
Jacareí
Jambeiro
Lagoinha
Natividade da Serra
Nazaré Paulista
Paraibuna
Redenção da Serra
Santa Branca
São Luiz do Paraitinga
São Sebastião
Ubatuba
Vargem
De acordo com o Inmet, os cuidados devem ser os mesmos do que os recomendados no alerta amarelo. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e média de 100 milímetros por dia.
O alerta também prevê ventos intensos de 60 a 100 km/h, além de queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.