Vale registra menor número de ônibus metropolitanos disponíveis nos últimos cinco anos


Dados mostram que, apesar de o número de passageiros aumentar, quantidade de ônibus disponibilizados segue caminho inverso na região. Ônibus metropolitanos da EMTU
Divulgação/EMTU
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba registrou, em 2022, o menor número de ônibus metropolitanos disponíveis aos moradores nos últimos cinco anos.
De acordo com os dados da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), obtidos pelo g1 via Lei de Acesso à Informação (LAI), no ano passado a região contava com uma frota de 368 ônibus disponíveis.
O número registrado no ano passado foi o menor nos últimos cinco anos, abrangendo ainda o período pré-pandemia.
Em 2018, de acordo com os números, a frota total de ônibus aos passageiros do Vale do Paraíba era de 404 veículos, sendo 239 ônibus seletivos (aqueles onde só é permitida a viagem de passageiros sentados) e 165 ônibus regulares (semelhantes aos ônibus circulares, onde os passageiros podem viajar em pé).
Em 2019, o número caiu para 401, mas voltou a subir no ano seguinte, em 2020 – período em que teve início a pandemia da Covid-19. Segundo a EMTU, à época, a empresa dispunha de 405 ônibus, sendo 159 regulares e 246 seletivos.
Apesar do aumento no período da pandemia, os anos seguintes registraram quedas nas estatísticas. Em 2021, 374 ônibus da empresa circulavam pelas cidades do Vale do Paraíba, enquanto no ano passado eram 368.
Passageiros transportados
Apesar da queda no número de ônibus entre 2021 e 2022, o número de passageiros, porém, seguiu direção contrária e teve aumento no intervalo. No ano passado, os ônibus metropolitanos do Vale do Paraíba transportaram 14,2 milhões de passageiros. Em 2021, haviam sido transportados 10,8 milhões de moradores.
Mesmo com o aumento em 2022, o número de passageiros transportados em ônibus metropolitanos na região ainda não atingiu o patamar do período pré-pandemia. De acordo com os dados, em 2018, pouco mais de 22 milhões de passageiros utilizaram as linhas disponibilizadas pela EMTU na região.
Em 2019, o número caiu para 21,6 milhões, antes de diminuir de forma brusca nos dois anos seguintes, 2020 e 2021, quando foi registrado o transporte de 10,4 e 10,8 milhões de passageiros respectivamente.
Linhas mais utilizadas
Ainda de acordo com o levantamento da EMTU, a linha mais utilizada pelos moradores da região nos últimos cinco anos continua sendo a que liga Jacareí a São José dos Campos.
Somente no ano passado, mais de 3,4 milhões de passageiros utilizaram a linha que liga o Terminal Rodoviário de Jacareí à Rodoviária Nova de São José dos Campos. O número equivale às linhas 5114 e 5116, que realizam o mesmo trajeto.
A segunda linha mais utilizada nos ônibus metropolitanos no ano passado é a que liga São Sebastião à Caraguatatuba. Segundo os números, 900 mil passageiros utilizaram a linha nº 5505. No período pré-pandemia, em 2018, as duas linhas também foram as mais utilizadas, com 2,7 e 1,3 milhão de passageiros, respectivamente.
Linhas mais utilizadas em 2022
O g1 procurou a EMTU para explicar o que ocasionou a queda na frota nos últimos anos, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.