Homem suspeito de tráfico baleado em operação da PM no Banhado morre em São José


Vinícius Guerra chegou a ser preso e levado ao CDP, mas precisou ser novamente internado no Hospital Municipal no dia 13 de maio por complicações do disparo. Ele morreu na última sexta-feira (16). Adolescente e jovem são baleados em operação da PM no Banhado em São José dos Campos.
Rauston Naves/TV Vanguarda
Baleado em abril deste ano durante uma operação policial na região do Banhado, em São José dos Campos (SP), um jovem de 26 anos, suspeito de tráfico de drogas, morreu na última sexta-feira (16). A família afirma que a morte aconteceu por conta de complicações do disparo que ele sofreu.
Vinícius Guerra, de 26 anos, foi um dos dois homens atingidos pelo Batalhão de Operações Especiais (Baep) da PM no dia 25 de abril, quando a corporação fez uma operação contra o tráfico de drogas no local – leia mais detalhes da ação abaixo.
O jovem foi preso por suspeita de tráfico de drogas. Hemofílico (doença genética que dificulta a coagulação do sangue), ele foi internado no hospital após ser baleado e chegou a ter alta.
Depois, foi levado ao Centro de Detenção Provisória, mas teve complicações e precisou voltar ao hospital, onde faleceu na sexta-feira. Ele deixa dois filhos: um de quatro e outro de oito anos.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Adolescente e jovem são baleados em operação da PM no Banhado em São José dos Campos.
Rauston Naves/TV Vanguarda
Família reclama de negligência
A companheira de Vinícius, Viviane Guerra, de 30 anos, reclama de negligência por parte da polícia e do Hospital Municipal de São José dos Campos. Ela contesta a conduta dos policiais durante a operação e afirma que atiraram sem qualquer resistência de Vinicius.
“Se ele tinha envolvimento com tráfico de drogas eu não sei, mas nada justifica a forma como os policiais o abordaram naquela operação”, disse.
O advogado de Vinícius Guerra, Cézar Trunkl afirma que tomará medidas cobrar investigação sobre a operação.
“Vou acionar o Ministério Público, que, de forma prematura, arquivou o inquérito que apurava a conduta dos policiais. Vou acionar também a Comissão de Direitos Humanos da OAB e a corregedoria da PM”, explica.
No processo, os policiais alegam que Vinicius estava com a arma em punho e que os disparos foram feitos para proteger um policial na ação. O g1 acionou o Baep da PM e aguarda retorno.
A reportagem também acionou o Hospital Municipal de São José dos Campos e aguarda resposta.
Cão farejador é utilizado pelas equipes da PM em operação no Banhado.
Rauston Naves/TV Vanguarda
Operação
A operação realizada pelo Baep da Polícia Militar contra o tráfico de drogas no Banhado, em São José dos Campos, aconteceu no dia 25 de abril.
Na ocasião, um adolescente e um homem foram baleados – a dupla foi socorrida por equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros, e levada ao Hospital Municipal. Além disso, outras três pessoas foram presas.
A PM afirma ter sido recebida com tiros. Além disso, informou que apreendeu três pistolas, munições e drogas os envolvidos, que já tinham passagens pela polícia.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.