O modelo utilizado pela FAB é o Airbus SC-105. O local do acidente circundado fica entre a rodovia SP-088 e a Represa de Paraibuna. Acompanhe a movimentação do avião da FAB após o encontro do helicóptero desaparecido em SP
Equipes de buscas localizaram na manhã desta sexta-feira (12), numa área de mata em Paraibuna (SP), o helicóptero que estava desaparecido desde 31 de dezembro. Por volta das 10h30, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado ao local da queda, que fica entre a rodovia SP-088 e a Represa de Paraibuna. Por meio do site Flightradar24 é possível ver a aeronave circulando o local do acidente.
Participe do canal do g1 no WhatsApp
O modelo utilizado pela FAB é o Airbus SC-105. No mesmo local, também foi registrada a presença de um helicóptero da Polícia Militar, que levou equipe de resgate para descer de rapel até o local do acidente.
Aeronave da FAB usada na operação é do modelo Airbus SC-105.
Divulgação
A cidade de Paraibuna fica na região do Vale do Paraíba. O município fica a 120 quilômetros de distância do Campo de Marte, em São Paulo, local de onde o helicóptero havia decolado, e a cerca de 80 quilômetros de Ilhabela, Litoral Norte do estado, destino final do voo.
Encontrado pela Polícia Militar
Em imagem divulgada pela Polícia Militar, é possível ver uma clareira entre a vegetação e o que seriam os destroços da aeronave entre as árvores.
Equipe de resgate acessa local onde helicóptero que desapareceu em SP foi encontrado
Saiba quem estava dentro da aeronave
12 dias de buscas
A aeronave não fez contato desde 31 de dezembro, um domingo, e mobilizou uma busca que envolveu Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de São Paulo.
O helicóptero deixou a capital paulista no último dia de 2023 com quatro ocupantes para passar o réveillon em Ilhabela, mas não chegou ao local de destino. Desde então, era procurado pelas autoridades.
Duas aeronaves da FAB cumpriram mais de 135 horas de voo ao longo dos 12 dias de buscas, que teve área total de cinco mil quilômetros quadrados. Aeronaves da Polícia Militar e Polícia Civil também integraram as buscas.
Os trabalhos se concentraram na região da Serra do Mar, entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte. Cidades como Paraibuna – onde a aeronave foi encontrada – Natividade da Serra, Redenção da Serra, Salesópolis e Caraguatatuba foram sobrevoadas ao longo dos 12 dias de buscas.
Quem estava na aeronave
O g1 apurou que os ocupantes do helicóptero são:
Luciana Rodzewics, de 45 anos;
Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos (filha de Luciana);
Raphael Torres, 41 anos (amigo de Luciana e Letícia);
Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos (o piloto).
Ocupantes do helicóptero que estava desaparecido em São Paulo
Reprodução/TV Globo