Estabelecimento estava lotado no dia do desaparecimento da aeronave, mas nenhum hóspede relatou algo estranho naquele dia. Vista do hotel fazenda mostra região de mata onde o helicóptero foi encontrado.
Divulgação
A Polícia Militar de São Paulo encontrou nesta sexta-feira (12) o helicóptero que estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro. A aeronave seguia de São Paulo para Ilhabela. Todos os ocupantes morreram no acidente.
Participe do canal do g1 no WhatsApp
O g1 conversou com a gerente de um hotel Morada dos Deuses, que fica próximo ao local da queda. Beth Alves, 55 anos, conta que levou um susto com a quantidade de aeronaves sobrevoando o local nas primeiras horas da manhã.
“Antes das 9h começou a passar bastante helicóptero e aviões bem baixo. Já tinha passado na semana passada, mas não achamos que tinha caído aqui perto. A gente não imaginava que estava aqui perto. Fiquei bastante assustada”, diz Beth.
Ela conta que não há televisão no hotel e que a informação sobre o helicóptero ter sido encontrado na região chegou por meio da internet.
Funcionários do hotel registraram helicópteros da PM sobrevoando a região.
Leandro Guilherme/Reprodução
Beth explica que o hotel fica a 8 quilômetros da Rodovia dos Tamoios. O local é acessado por uma estrada de terra que, segundo ela, tem boas condições. A área do acidente, no entanto, fica atrás de um morro e que é coberta por uma mata fechada.
“Eu estava rezando para encontrar logo. Muita gente rezou, porque é muito sofrimento para a família. A gente viu que as equipes estavam muito empenhadas e tinha que achar, e foi hoje. Pena que não foi encontrado ninguém vivo. Que a família possa ser acolhida. É uma tragédia”, diz a gerente.
Veja área onde aeronave foi encontrada
Arte/g1
Rota de helicópteros
Beth conta que muitos helicópteros passam pela região em qualquer fim de semana. “Acredito que estejam indo para o litoral. Mas no meio da semana não passa quase nada”, diz.
Ela conta que no dia em que a aeronave desapareceu, em 31 de dezembro, o hotel estava lotado para noite do Ano Novo, mas que ninguém percebeu helicóptero passando baixo pelo local.
“Era um dia de alegria, estava cheio, mas ninguém falou de helicóptero”, detalha.
Local do acidente
Destroços com identificação do helicóptero encontrado no dia 12 de janeiro de 2024 pela Força Aérea Brasileira na cidade de Paraibuna, no interior de São Paulo
Divulgação
A cidade de Paraibuna fica na região do Vale do Paraíba, a 120 quilômetros de distância do Campo de Marte, em São Paulo, local de onde o helicóptero havia decolado, e a aproximadamente 80 quilômetros de Ilhabela, no Litoral Norte do estado, destino final.
A capitã Natália, do Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo, disse que o helicóptero foi encontrado em uma operação conjunta entre a PM e a Polícia Civil.
“Hoje, depois de 12 dias de buscas, encontramos destroços da aeronave desaparecida. A aeronave foi identificada na região de Paraibuna, região de mata densa, onde foi necessária uma outra aeronave para que nossos tripulantes pudessem acessar o local”, diz.
Em imagem divulgada pela PM é possível ver uma clareira entre a vegetação e o que seriam os destroços da aeronave entre as árvores.
Equipe de resgate acessa local onde helicóptero que desapareceu em SP foi encontrado
Nova abordagem de busca
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que foram mais de 60 horas de voo por uma área de milhares de quilômetros quadrados.
As buscas cobriram os municípios de Paraibuna, Natividade da Serra, Redenção da Serra, região da Serra do Mar de Caraguatatuba e São Luiz do Paraitinga, até o comando de Aviação da PM e Polícia Civil se reunirem para traçar um novo plano de buscas.
“Com base na triangulação do sinal de antenas de celulares, foi definida uma nova abordagem. Em vez de fazer voos mais rápidos, para cobrir uma área maior, foi acertado que as equipes fariam voos em velocidade e altura menores, em uma área delimitada”, diz a nota.
Ainda segundo a secretaria, a região foi separada por quadrantes e, na manhã desta sexta, quando os policiais sobrevoaram os primeiros quadrantes, encontraram os destroços na mata.
Oficiais da Força Aérea Brasileira e técnicos do Seripa também vão ao local da queda.
Saiba quem estava dentro da aeronave
12 dias de buscas
Helicóptero que desapareceu com 4 pessoas a caminho do Litoral Norte de SP.
André de Sousa
A aeronave não fez contato desde 31 de dezembro, um domingo, e mobilizou uma busca que envolveu Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de São Paulo.
O helicóptero deixou a capital paulista no último dia de 2023 com quatro ocupantes para passar o réveillon em Ilhabela, mas não chegou ao local de destino. Desde então, era procurado pelas autoridades.
Duas aeronaves da FAB cumpriram mais de 135 horas de voo ao longo dos 12 dias de buscas, numa área total de cinco mil quilômetros quadrados. Aeronaves da Polícia Militar e Polícia Civil também integraram as buscas.
Quem estava na aeronave
O g1 apurou que os ocupantes do helicóptero são:
Luciana Rodzewics, de 45 anos;
Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos (filha de Luciana);
Raphael Torres, 41 anos (amigo de Luciana e Letícia);
Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos (o piloto).
Ocupantes do helicóptero que estava desaparecido em São Paulo
Reprodução/TV Globo
‘Não imaginava que estava aqui perto’, diz gerente de hotel que fica próximo ao local da queda de helicóptero
Adicionar aos favoritos o Link permanente.