Identificação do sinal do celular de dois passageiros foi essencial para diminuir a área de buscas e encontrar o helicóptero, que estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro. Helicóptero desaparecido por 12 dias é encontrado; 4 ocupantes não sobreviveram
Após uma antena identificar o sinal do celular de dois passageiros, as equipes de buscas pelo helicóptero que estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro alteraram a estratégia nesta sexta-feira (12) e conseguiram localizar a aeronave logo pela manhã em uma área de mata em Paraibuna (SP).
O helicóptero, que tinha quatro ocupantes e era procurado há 12 dias, foi localizado pela Polícia Militar na cidade do interior de São Paulo. O piloto e os três passageiros morreram- leia mais detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Boletim: Helicóptero que estava desaparecido no litoral de SP é encontrado em Paraibuna
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma nova estratégia de buscas foi definida após a polícia identificar que uma antena às margens da Rodovia dos Tamoios (SP-99) captou sinais do aparelho celular de dois ocupantes.
O equipamento captou sinais do celular de Luciana Rodzewics até às 22h14 do dia 1° de janeiro. No caso de Raphael Torres, outro passageiro, os sinais foram identificados até às 23h54 do dia 31 de dezembro, data de decolagem.
Antena de celular (à esquerda) que identificou último sinal emitido pelo celular de passageira do helicóptero desaparecido em SP
Reprodução/TV Globo
A partir disso, a polícia triangulou esses sinais e decidiu que, em vez de sobrevoar uma área maior, deveria fazer voos em velocidade e altura menores, em uma área delimitada. A ideia era observar a região com mais calma e precisão.
Assim, a área de buscas, que estava em cinco mil quilômetros quadrados, passou a ser de um raio de 12 quilômetros nesta sexta-feira (12).
Veja área onde aeronave foi encontrada
Arte/g1
Em uma reunião realizada na quinta-feira (11), a região foi separada por quadrantes. Segundo a SSP, destroços do helicóptero que estava desaparecido foi encontrado no primeiro quadrante sobrevoado nesta sexta.
Destroços com identificação do helicóptero encontrado no dia 12 de janeiro de 2024 pela Força Aérea Brasileira na cidade de Paraibuna, no interior de São Paulo
Divulgação
Helicóptero encontrado
Equipes de buscas das polícias Militar e Civil de SP localizaram na manhã desta sexta-feira (12), numa área de mata em Paraibuna (SP), o helicóptero que estava desaparecido desde 31 de dezembro. No fim da manhã, a Polícia Militar confirmou a morte dos quatro tripulantes.
A cidade de Paraibuna fica na região do Vale do Paraíba. O município fica a 120 quilômetros de distância do Campo de Marte, em São Paulo, local de onde o helicóptero havia decolado, e a cerca de 80 quilômetros de Ilhabela, Litoral Norte do estado, destino final do voo.
Helicóptero que desapareceu em SP é encontrado na cidade de Paraibuna
A localização da aeronave foi informada pela Polícia Militar de São Paulo pelas redes sociais. Na postagem, a PM afirma que a aeronave foi encontrada pelo Águia 24:
Na imagem divulgada pela Polícia Militar, é possível ver uma clareira entre a vegetação e o que seriam os destroços da aeronave entre as árvores (veja abaixo).
Initial plugin text
O jornalista César Tralli, da TV Globo, apurou que o helicóptero H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, se deslocaria até o local com uma equipe especial de resgate formada por nove pessoas. Por volta de 10h45, um grupo descia de rapel na área do acidente para investigar o caso (veja vídeo abaixo).
Saiba quem estava dentro da aeronave
Helicóptero que estava desaparecido é achado em SP
Divulgação/@PMESP
VIDEO mostra agentes da polícia descendo de rapel em área da mata em Paraibuna, SP
O g1 apurou que os ocupantes do helicóptero são:
Luciana Rodzewics, de 45 anos;
Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos (filha de Luciana);
Raphael Torres, 41 anos (amigo de Luciana e Letícia);
Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos (o piloto).
Ocupantes do helicóptero que estava desaparecido em São Paulo
Reprodução/TV Globo
Rastreio de celular e buscas em área menor: a mudança de tática que fez a polícia achar o helicóptero desaparecido
Adicionar aos favoritos o Link permanente.