Com mais de 2,5 mil casos, Pindamonhangaba tem ação do Governo de SP contra a dengue


A cidade, que já tem duas mortes confirmadas, é a primeira da região do Vale do Paraíba a receber uma ação do Centro de Operações Estratégicas (COE) do governo estadual. Com mais de 2,5 mil casos, Pindamonhangaba recebe ação do Governo de SP contra a dengue
Reprodução/TV Vanguarda
Com duas mortes e mais de 2,5 mil casos confirmados de dengue no ano, Pindamonhangaba (SP) recebeu, nesta sexta-feira (9), uma operação estadual de combate à doença.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A ação faz parte do Centro de Operações de Emergências (COE), criado pelo Governo de São Paulo justamente pelo alto número de casos em diversas cidades paulistas. É a primeira vez que a região recebe o COE.
Agentes da Defesa Civil estadual, Defesa Civil municipal e equipe de controle de vetores percorreram diversas ruas do centro e de bairros da cidade.
Com mais de 2,5 mil casos, Pindamonhangaba recebe ação do Governo de SP contra a dengue
Reprodução/TV Vanguarda
O objetivo da operação foi vistoriar espaços públicos e imóveis para eliminar focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue.
“Nós monitoramos os casos em todo o estado e notou-se que Pindamonhangaba entrou em uma situação de epidemia, que requer uma ação incisiva por parte do poder público. Estamos vistoriando espaços públicos, visitando residências e aplicando a nebulização”, explica o tenente e porta-voz da Defesa Civil, Maxwell de Souza.
Além dessas ações, que contaram com o reforço de drones, os agentes distribuíram panfletos na região central com orientações para os moradores em relação ao combate da doença em casa.
“Distribuímos também panfletos para todas as pessoas que passam na região central. O morador precisa entender o papel dele, afinal de contas, 80% dos criadouros dos mosquitos estão dentro das casas”, afirma.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Casos em Pindamonhangaba
Pindamonhangaba confirmou 2.502 casos de dengue até essa quinta-feira (8). Em todo o ano passado, de janeiro a dezembro, foram confirmados 2.507. Além disso, há duas mortes pela doença em 2024.
Apesar disso, os casos ainda são considerados leves, segundo a prefeitura. Do total de diagnósticos confirmados, apenas oito pessoas estão internadas.
“Os casos ainda são leves. 90% dos casos são bem leves. São somente oito pacientes internados, entre os 2.502 diagnósticos confirmados”, afirma a secretária de saúde do município, Sílvia Mender.
Mosquito da dengue
Sesa-PR
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.