Segundo a Revap, houve a parada de um equipamento da refinaria. A fumaça densa e preta foi vista em diversos bairros da cidade. Fumaça e chama intensa na Revap chamam atenção de moradores em São José dos Campos, SP
A fumaça e a alta intensidade da chama na Refinaria Henrique Lage (Revap) chamaram a atenção de moradores de São José dos Campos, na tarde desta sexta-feira (9).
Moradores afirmam que ficaram preocupados, porque houve um aumento nas chamas. Ao longo da tarde, a tocha continuava alta, gerando uma fumaça densa, segundo relatos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Procurada pelo g1, a Petrobras informou que ocorreu uma parada de um equipamento. Isso, segundo a empresa, provocou o alívio de pressão para o sistema do flare, o que levou ao aumento de demanda maior de gás para tocha.
A Petrobras reforçou ainda que, apesar disso, não houve impactos. As causas da parada ainda estão sendo apuradas.
Por meio de nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que na Revap houve desarme das bombas de água de resfriamento que alimentam as unidades de processo e o sistema de compressores de ar comprimido.
Ainda segundo a Cetesb, a falta de água levou a um procedimento de emergência, paralisando as unidades de processo. Por esse motivo, houve envio de gás para a tocha, o que provocou aumento das emissões.
A Cetesb informou que um técnico está no local acompanhando a situação e que a empresa está realizando procedimentos para reduzir o envio de gás para a tocha.
Fumaça e chama intensa na Revap chamam atenção de moradores em São José dos Campos, SP.
Susi Borges
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Fumaça e chama intensa na Revap chamam atenção de moradores em São José dos Campos, SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.