Data limite é a mesma para todos os finais de placa do estado. Motoristas podem dividir o valor em até dez vezes. Trânsito na avenida 85 no Setor Marista, em Goiânia, Goiás
Vanessa Chaves/G1
Os motoristas de Goiás devem pagar até esta quarta-feira (15) a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. O prazo vale para todos os finais de placa e também para a parcela única, que garante um desconto de 8%. O valor pode ser dividido em até dez vezes.
Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O IPVA é calculado com base em 3,75% do valor venal do veículo, conforme a tabela FIPE. Os contribuintes podem consultar o valor de todos os carros registrados no estado no site da Secretaria da Economia. Para verificar, é preciso ter em mãos o modelo e o ano de fabricação do automóvel.
Saiba como pagar
Os contribuintes podem emitir o boleto de pagamento nos canais oficiais do governo:
Site do Detran Goiás, na aba “Consulta de veículos”
Portal Expresso
Aplicativo DetranGO ON
LEIA TAMBÉM:
IPVA 2025: Goiás terá desconto de 8% para pagamento da parcela única; veja calendário
CONFIRA: IPVA de mais de R$ 1 milhão: Ferraris, McLaren e outros veículos de luxo estão na lista de carros com impostos mais caros de Goiás
FIQUE ATENTO: Motociclista denuncia que caiu em golpe ao pagar boleto falso de IPVA gerado em site similar ao do Detran
Parcelamento
Calendário IPVA 2025
Secretaria da Economia/Divulgação
Para quem optar por parcelar o imposto, serão permitidas nove parcelas para as placas com finais 1 e 2. Já para os finais 3 a 0, é possível dividir o valor em até dez vezes.
Os motoristas devem realizar o pagamento total do imposto mais o licenciamento anual até dia 15 de setembro para placas finais 1 e 2, e 15 de outubro para placas finais 0 e de 3 a 9.
Isenção e desconto
De acordo com a Secretaria da Economia, pessoas com deficiência e veículos com mais de 15 anos estão isentos do pagamento. Além disso, o imposto é reduzido pela metade para carros populares (veículos até 1 mil cilindradas e motocicletas até 125 cc). Os participantes do programa Nota Fiscal recebem descontos de 5% a 10%.
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás