Pedro França é acadêmico de medicina na Ufac e foi um dos quatro participantes que alcançaram a nota no Acre. Ao g1, ele contou que fez exame para melhorar a nota na redação. Pedro França é acadêmico de medicina na Ufac e fez o Enem 2024 para melhorar a nota na redação
Arquivo pessoal
O quarto participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que alcançou 980 pontos na redação no Acre é o estudante de medicina Pedro de Lima França, de 21 anos. O acadêmico dá aulas gratuitas para a comunidade por meio do MedAprova, um projeto de extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac), e disse que fez o exame para melhorar a nota que havia tirado na edição anterior.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O Acre não teve nenhuma nota mil na redação na edição de 2024, mas quatro textos alcançaram 980 pontos, sendo estes de Pedro França, das amigas Ana Clara Gonçalves Barbosa e Isabelly Lima Bernava, ambas de 18 anos, e de uma estudante do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Cruzeiro do Sul, também da mesma idade. O tema da redação foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O g1 conversou com os quatro participantes. Pedro França contou ao g1 que faz o Enem desde 2020. Em 2023, ele conseguiu 900 pontos na redação, se inscreveu no curso de medicina na Ufac pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na modalidade de ampla concorrência com bônus regional e foi aprovado.
“Fiz as últimas cinco edições [do Enem] e essa foi a maior nota que tirei na redação. Mas, sempre tirei de 900 pontos para cima. Me superei esse ano. Fiquei surpreso porque um dos corretores me deu mil pontos, então, minha reação foi de muita felicidade. Estava com a expectativa de 960 porque recordo de um erro de gramática que cometi depois que entrei a prova. Então, fiquei muito contente com a nota e com a sensação de alívio”, celebrou.
Cursar medicina é um sonho de Pedro e ele contou que vai continuar no curso. O jovem explicou que fez as provas para testar as habilidades e que pretende continuar participando do exame até tirar nota mil na redação. “Não me preparei muito porque estava ocupado com a faculdade. Apenas na última semana, antes das provas, olhei alguns antigos modelos de redação”, complementou.
LEIA TAMBÉM:
Sem medicina, direito e enfermagem são os cursos mais concorridos da Ufac em 2025; veja notas de corte no Sisu
MPF defende legalidade de bônus de inclusão regional para curso de medicina da Ufac
Pedro França dá aula de graça em cursinho prepatório do Enem
Arquivo pessoal
Projeto de extensão
Pedro França dá aula de matemática e física no Projeto de Extensão Universitária MedAprova, do curso de medicina da Ufac. A iniciativa atende a comunidade com aulas de graça para o Enem. Pedro começou a lecionar no projeto em 2024.
“Me chamaram para dar aula de redação, mas não me sentia seguro por conta das minhas antigas notas. Agora vou dar aula. A gente não recebe por dar aula, apenas os bolsistas”, pontuou.
O estudante explicou que ficou preocupado ao saber que poucos participantes do estado acreano alcançaram a nota.
“De um lado fico feliz porque ser uma das poucas pessoas, mas preocupado em relação aos demais alunos. Não tivemos nenhuma nota mil aqui, ano passado tivemos 60 no Brasil. Então, foi uma queda muito grande e acredito que tem a ver muito com a forma que corrigiram”, finalizou.
Reveja os telejornais do Acre