Réu por espancar Miss Drag Queen é condenado a nove anos de prisão por homofobia em São José, SP


Caso aconteceu em abril deste ano e decisão foi expedida no fim de julho. Homem deve cumprir pena em regime fechado. Homem é brutalmente espancado em São José dos Campos
Arquivo pessoal
A Justiça condenou a nove anos e dois meses de prisão o homem que espancou e roubou o celular da Miss Drag Queen, em São José dos Campos (SP), em abril deste ano. Na decisão, o juiz Brenno Gimenes Cesca determina prisão em regime fechado pelos crimes de roubo e homofobia.
O homem condenado, Marcelo de Paula Barbosa negou o crime e disse que ele tinha deficiência em uma perna e pesava 50 kg no dia do fato, o que dificultaria a agressão a Wanderlan Lucas Barbarossa.
Homem é preso suspeito de roubar e agredir jovem em São José
Antes da sentença, a Defensoria Pública, que faz a defesa de Marcelo, apontou que ele acredita ter sido confundido com outra pessoa, alegando que não havia testemunhas presenciais.
“É de se concluir que a prova produzida relativamente à autoria não traduz a certeza exigida nas decisões proferidas pela Justiça Penal, não podendo, assim, embasar um decreto condenatório”, justificou a Defensoria.
No entanto, mesmo com as justificativas da defesa, o juiz Brenno Gimenes Cesca alegou que “as palavras e reconhecimentos seguros da vítima nas duas fases da persecução penal, aliados aos demais elementos de prova ventilados, são suficientes a demonstrar a existência e autoria do delito de roubo”.
Ainda na decisão, o juiz alegou que o delito de lesão corporal ficou absorvido pelo [delito] de roubo, “na medida em que a violência física fora empregada no mesmo contexto fático e para o fim exclusivo da subtração do celular, ainda que tenha sido antecedida daquela”.
O g1 procurou a defesa de Marcelo de Paula Barbosa, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno.
Relembre o caso
As agressões aconteceram na madrugada do dia 12 de abril, enquanto a vítima seguia para um bar e karaokê junto de um amigo, na Rua Vilaça, região central de São José dos Campos. O caso inicialmente era tratado como roubo, mas a Polícia incluiu o crime de homofobia no boletim de ocorrência.
A vítima, que é homossexual, diz que foi abordada por três homens enquanto seguia rumo ao bar. Os suspeitos se aproximaram com insultos contra ele e seu amigo e, sem seguida, iniciaram as agressões.
Jovem é brutalmente espancado em São José dos Campos
Arquivo pessoal
Os golpes contra a vítima foram na região do rosto. Wanderlan teve quatro fraturas faciais, perdeu vários dentes, quebrou o maxilar e chegou a ficar desmaiado por algum tempo.
No dia 24 de abril, a Polícia Civil prendeu Marcelo de Paula Barbosa. À época, a vítima fez o reconhecimento do homem, que era morador de rua e usuário de drogas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.