Foram mais de 15 casos por dia na região entre janeiro e outubro. Aplicativo e site do governo federal têm como objetivo facilitar o bloqueio do aparelho furtado ou roubado. Celular Seguro, aplicativo com o qual governo quer inibir roubos de smartphones
Reprodução
O governo federal lança, nesta terça-feira (19), um aplicativo e um site com sistema para bloquear o acesso a celulares roubados ou furtados no país. O serviço se chama ‘ Celular Seguro’ – entenda como vai funcionar abaixo.
No Vale do Paraíba e região, onde o sistema também ficará disponível, esses dois tipos de crime são comuns. Foram registrados mais de 4,6 mil casos entre janeiro e outubro deste ano.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que foram 4.670 boletins de ocorrência registrados nas delegacias da região – uma média de 15 celulares furtados ou roubados por dia.
Maior cidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos é a cidade com mais registros – são 1.029 no total. Em seguida vem Taubaté, com 678, e Jacareí, com 328.
Praça Afonso Pena em São José dos Campos
Reprodução/ Street View
Em São José, chama atenção os números do Centro, que costuma ter muito movimento, principalmente nesta época do ano. São mais de 30 locais diferentes na região central com registro de boletim de ocorrência.
Locais do Centro com maior número de roubos e furtos de celular:
Praça Afonso Pena: 15
Rua Vilaça: 13
Rua Humaitá: 7
Rua Major Antônio Domingues: 6
Rua Sete de Setembro: 5
Serviço ‘Celular Seguro’
O governo lança, nesta terça-feira (19), o aplicativo “Celular Seguro”. O sistema ficará disponível para uso nas plataformas Google Play e App Store. O lançamento oficial acontecerá às 15h.
O aplicativo e o site “celularseguro.mj.gov.br” permitirão que quem teve o celular roubado ou furtado avise várias instituições de uma vez. O serviço têm a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos como parceiros.
Leia todos os detalhes aqui
Como vai funcionar?
O Celular Seguro deverá agilizar notificações a terceiros sobre roubos, furtos e perdas de celulares. Isso será feito por meio de parcerias entre o governo e instituições como a Anatel, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e instituições financeiras.
Veja como será aplicativo para bloquear celular roubado
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Governo Federal lança app para bloquear celulares roubados; Vale tem 4,6 mil ocorrências em 2023
Adicionar aos favoritos o Link permanente.